Vinícola espanhola utiliza a borra de café para proteger produção

Borra de café pode afastar fungos das vinhas

Borra de Café Vinicola - Unsplash
Crédito: Unsplash
19/09/2022
Publicado em

O uso do café não termina com a bebida na xícara. A borra de café possui uma infinidade de utilidades, pode auxiliar na limpeza doméstica e serve, também, de material para a confecção de roupas.

O resíduo, agora, pode ganhar mais uma função: ajudar vinícolas a protegerem a produção de uvas. A Bodegas Marqués de Vizhoja, uma das principais da região espanhola da Galícia, inovou em uma ação para unir sustentabilidade e mais saúde para os vinhedos, usando o material nas vinhas como um dos vários métodos potenciais para impedir o desenvolvimento de fungos e manter a saúde na madeira das videiras. A Galícia é a região mais úmida de toda a Espanha, com precipitação média de 800 mm nas zonas mais secas até aos 2.200 mm ao longo da costa atlântica.

Pesquisadores associados à vinícola estão estudando o uso de borras para minimizar a intervenção química. Em uma entrevista para o portal britânico Decanter, Javier Peláez, proprietário da vinícola, relatou: “Nossos avós usavam café historicamente nos jardins como fertilizante e, por isso, estamos trabalhando para trazer um pouco do passado para o presente e ver como melhor utilizá-lo para o benefício das nossas vinhas”.

[Compostagem dá novo uso para borra de café]

Os testes foram realizados em um pomar localizado na cidade de Arteixo, onde a borra de café foi utilizada apenas como fertilizante. Agora, os pesquisadores  começaram nos vinhedos e farão a avaliação pelos próximos três anos, em três parcelas diferentes de uvas Albariño, observando os resultados. Peláez afirma que a iniciativa propõe uma espécie de economia circular: “Os resíduos das máquinas de café são novamente valorizados ao serem utilizados nas nossas vinhas, criando uma ligação econômica mútua entre as empresas galegas, para além do aspecto da sustentabilidade”.

Usos sustentáveis da borra de café

A borra de café tem vários usos. Um deles é para a compostagem, tornando as plantas do jardim de casa mais fortes. Ela possui uma série de benefícios como fortalecimento contra pragas e crescimento mais rápido graças ao nitrogênio e outros minerais em sua composição.

Para utilizar a borra do café como adubo, basta misturar duas partes de terra com uma parte da borra do café. Essa mistura precisa descansar por, no mínimo, quatro dias antes de ser utilizada como adubo. Isso porque o resíduo precisa  ser decomposto antes de ir para a planta, pois neste processo ela precisa de energia e pode acabar roubando nutrientes da planta, gerando efeito contrário à adubação.

Com informações da Revista Adega.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: