Tablet, bicicleta, papel higiênico: o que os brasileiros compram e procuram durante a quarentena

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13/04/2020
Publicado em

Além de alterar a rotina, o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus provocou diferentes tipos de mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros.

O país confirmou o primeiro caso de Covid-19 em 26 de fevereiro e passou a adotar o distanciamento na segunda semana de março. No período, dados da consultoria Kantar revelam que os consumidores brasileiros, na média, diminuíram as idas aos supermercados e atacarejos, mas passaram a adquirir mais produtos em suas compras.

O comportamento foi diferente na cidade de São Paulo, que tem o maior números de casos da Covid-19.

No município, o movimento cresceu 25% na semana de 16 a 22 de março em comparação com a semana anterior, e os responsáveis pela corrida para abastecimento foram principalmente os mais jovens e as famílias de classe média, de acordo com a pesquisa da Kantar.

A população com menos de 29 anos fez 71% mais compras no período. Segundo Marcela Botana, diretora regional de atendimento da Kantar Brasil, um dos fatores que explicam o crescimento é a questão do nível de informação que a faixa etária tem sobre o novo coronavírus – fazendo com que o público adote uma postura mais incisiva em relação ao distanciamento social e estoque mais produtos.

“Apesar de o nível de preocupação com o vírus estar mais presente na população mais velha, quem mais estocou foram os jovens”, explica.

E o que foi comprado? Os produtos para higiene pessoal e cuidados com a casa foram os que tiveram os maiores aumentos nas vendas nos supermercados da cidade de São Paulo durante a primeira semana de quarentena, de 16 a 22 de março (últimos dados disponíveis na pesquisa da Kantar).

A compra de papel higiênico cresceu 211%, seguida pela de itens para cuidados com a casa, como detergentes (79%) e acessórios de limpeza (70%). Outros produtos como cereais, leite e pão também registraram aumentos significativos no período.

ProdutoCrescimento no período
Papel higiênico211%
Detergente79%
Cereais73%
Acessórios de limpeza70%
Sabonete50%
Leite48%
Óleo44%
Pão40%
Café39%
Catchup35%

*Período de comparação de 16/3 a 22/3 vs 9 a 15/3. Fonte: Kantar.

Na América Latina (México e Colômbia), o consumidor brasileiro foi o único que seguiu a tendência vista na Europa e nos Estados Unidos de estocar papel higiênico, segundo a Kantar.

Na China, sabão para as mãos e macarrão instantâneo foram os produtos mais procurados pela população. Já na quarentena no México e Colômbia, farinha e peixe enlatado estão entre os itens de preferência.

Por outro lado, a cesta de produtos para cuidados pessoais sofreu grandes perdas com a maioria das pessoas em casa.

O estudo da Kantar indica, em todo o país, que mais de um bilhão de ocasiões por semana de consumo desses produtos está em risco devido ao isolamento social, sendo 973 milhões relacionadas com a ida ao trabalho ou instituição de ensino e outras 356 milhões que geralmente acontecem antes de eventos sociais.

Os mais comprados e buscados na internet

Em meio à pandemia, o comércio eletrônico segue crescendo no país. Produtos das categorias saúde (111%), beleza e perfumaria (83%) e supermercados (80%) acumulam altas de vendas, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, que compara vendas realizadas em fevereiro e março de 2020 com as do mesmo período de 2019.

Já o Zoom, site de comparação de preços e produto, levantou os produtos mais buscados durante a quarentena. Apesar do contexto priorizar o consumo de bens não duráveis, a pesquisa mostra que eletroeletrônicos, como tablets e smart TVs, e aparelhos de ginástica e musculação tiveram aumento de mais de 1000% nas buscas.

*FONTE: NewTrade

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