Saiba como o café, junto com uma fonte de proteína, pode ser um excelente pré-treino

Entre as vantagens oferecidas pela bebida estão: ganho de energia, mais concentração, potencializa a queima de gordura, além de ser um ótimo termogênico

café como pre treino
09/02/2022
Publicado em

Aqueles que acompanham assiduamente o Jornal do Café já sabem o quanto a bebida é benéfica para os amantes de esportes e de atividades físicas. Nesta edição, apresentamos quais são as vantagens do café e, como ele, junto com uma fonte de proteína, pode ser um excelente pré-treino. 

Antes de entender os benefícios dessa combinação, vejamos os ganhos oferecidos pelo tradicional cafezinho. 

Ganho de energia e concentração

A ingestão de café antes dos treinos é recomendado por especialistas devido à sua capacidade de gerar energia e de aumentar a concentração do atleta. Ele é rico em vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, o que melhora o desempenho físico.

Com mais disposição, o praticante ganhará intensidade na hora de fazer os exercícios, o que potencializará a sua queima calórica. O aumento no foco também ajuda na atenção durante a realização dos movimentos, evitando lesões e possíveis acidentes.

Intensifica a queima de gordura

O café é um excelente aliado na perda de peso. Isso acontece por causa da cafeína, a sua principal substância. Ela ajuda a quebrar a gordura acumulada e, posteriormente, a joga na corrente sanguínea, onde é queimada. Além disso, a sua característica termogênica aumenta o metabolismo e promove a queima de gordura.

Outra vantagem é que o café estimula a ação dos músculos durante os exercícios prolongados, fazendo com que eles utilizem a gordura como fonte de energia, ao invés dos açúcares retirados dos carboidratos.

Leia mais – Café e sono: entenda os efeitos da cafeína no nosso organismo

Café com proteína: quais são os benefícios?

A proteína (leite, carne, ovo, oleaginosas, dentre outros) funciona como um ótimo aliado aos inúmeros benefícios fornecidos pelo café. Para os amantes de musculação (e esportes em geral), ela auxilia no ganho de massa muscular, bem como na sua recuperação pós-performance. 

A combinação entre os dois potencializa a prática de exercícios, aumenta a concentração e retarda a fadiga provocada pelo cansaço. Ademais, ajuda os nutrientes a chegarem de forma mais eficiente aos músculos, fortalecendo o sistema imunológico. Dessa forma, o gasto de energia e a queima de gordura são intensificados, o que gera resultados mais satisfatórios. 

Um estudo publicado pela Universidade de Granada (Espanha) no Journal of the International Society of Sports Nutrition, mostrou que a ingestão de café entre 30 e 60 minutos antes dos exercícios é suficiente para perceber os ganhos para o organismo. Ou seja, uma xícara de café com leite é essencial para melhorar a sua performance.

Qual a quantidade diária de café recomendada?

Apesar do café ser um alimento saudável para o nosso organismo, o seu consumo deve ser feito com moderação. A ingestão de quantidades excessivas pode atrapalhar o desempenho do praticante e acarretar alguns problemas, como taquicardia, sensação de ansiedade, insônia e alteração na qualidade do sono. 

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC recomenda a ingestão de, no máximo, 400 miligramas de cafeína por dia, uma média de três a cinco xícaras. Dessa forma, será possível desfrutar de todas as suas vantagens de maneira segura e saudável.

Prepare um bom café, escolha uma fonte de proteína para acompanhar e bom treino!

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: