O café é uma das bebidas mais famosas e queridas do mundo. No Brasil, mesmo durante os meses de isolamento social, o seu consumo cresceu 1,34% em 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC.
Porém, muitas pessoas ainda o associam com o surgimento de manchas escuras nos dentes a bebida. A equipe do Jornal do Café foi atrás de informações para sanar as dúvidas e explicar o que fazer para manter a saúde bucal sem abrir mão do saboroso cafezinho.
A importância da higiene bucal
Segundo especialistas, o consumo de alimentos e bebidas com forte pigmentação, como refrigerante, vinho, açaí e café, pode afetar o esmalte (responsável pela proteção da dentina) e a dentina, alterando a coloração dos dentes. Porém, isso está mais relacionado com a higiene bucal das pessoas do que com o produto em si.
Por isso, é recomendado escovar os dentes logo após tomar uma xícara de café. Essa é uma forma eficaz de eliminar os resíduos restantes e evitar o escurecimento e o surgimento de manchas. Para aqueles que não andam com uma escova, bochechar com água logo após a ingestão também ajuda.
Outra dica importante é consumir alimentos conhecidos como detergentes. Algumas frutas (kiwi, maçã, pera e melancia) e legumes (cenoura, aipo e pepino) ajudam a limpar a superfície dos dentes durante a mastigação. Dessa forma, o corante é removido, prevenindo problemas bucais como gengivite, mau hálito e cáries.
Leia mais – Entenda como o café pode contribuir nos cuidados com a pele
Açúcar: mocinho ou vilão?
Embora muitas pessoas ainda não consigam tomar café sem açúcar, saber que ele pode contribuir com o escurecimento dos dentes é um bom incentivo para diminuir a sua dosagem. O excesso do condimento promove a proliferação de bactérias que liberam ácidos responsáveis por corroer o esmalte do dente, deixando-o propício a doenças e ao escurecimento