A ABIC separou dicas importantes para que o seu café mantenha o sabor característico
Presente no cotidiano do brasileiro, o café está em praticamente todos os momentos, desde o desjejum até o lanche da tarde. Na correria do dia a dia, muitas pessoas preparam a bebida visando estimular a atividade cerebral e a obtenção de energia. Porém, caso o armazenamento não seja feito de forma correta, as propriedades do grão podem ser comprometidas.
Pensando nisso, o Jornal do Café, uma publicação da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), preparou algumas dicas para lhe ensinar a melhor maneira de conservar o produto, seja em casa ou no trabalho, sem deixar que ele perca as suas famosas propriedades.
Não guarde na geladeira
O café absorve odores e é sensível à umidade, por isso não é o local ideal para armazená-lo. A umidade pode oxidar o produto e, a geladeira pode conter alimentos com odores que podem ser absorvidos pelo café.
Armazene longe da luz
A luz também pode oxidar o grão. O ideal é armazená-lo em locais que fiquem escuros a maior parte do tempo, como o interior de armários, por exemplo. Dê preferência para potes ou recipientes escuros, que dificultem a passagem da luz para o seu interior. Assim, toda a incidência de luminosidade sobre ele será amenizada.
Mantenha em local fresco
Escolha locais frescos e longe de fontes de calor, evitando armários que são expostos ao sol, ou próximos do forno ou fogão. Esses não são bons lugares para manter o café, pois a variação de temperatura à qual estão sujeitos é muito grande e podem afetar o sabor e a qualidade.
Guarde em potes herméticos
O contato com o ar é outro fator que acelera a oxidação e aumenta a umidade do pó. O ideal é deixá-lo o mais protegido possível. Por essa razão, os potes herméticos são os mais indicados, já que oferecem ótima vedação e dificultam a troca de ar entre seu interior e o ambiente. Importante que o pote seja de uso exclusivo do café.
Consuma o produto em até 15 dias após abrir a embalagem
Por mais que todos os cuidados sejam tomados, após 15 dias, é natural que ele perca a concentração de aroma e sabor, em razão da abertura do recipiente várias vezes. Se você não consegue consumir a quantidade de café que está acostumado a comprar em um período de 15 dias, estude a possibilidade de adquirir embalagens menores. Nunca misture o produto antigo com o novo e no momento de repor o café, lave e seque bem a vasilha, evitando deixar quaisquer resquícios do pó antigo.
Gostou das dicas? Tem alguma curiosidade sobre o grão? Comente conosco. Até a próxima.
O Jornal do Café está cheio de matérias quentinhas sobre o grão. Venha conferir!