O café, além de dar sabor e energia para encarar a rotina, fornece uma série de benefícios à saúde, agindo contra diabetes, depressão e doenças cardíacas. Muito dessas propriedades acontecem devido à presença de cafeína no alimento, que possui outra característica importante: ser um aliado para os seus cabelos.
Em declaração para a revista Cláudia, Jackeline Alecrim, farmacêutica especializada em saúde pública, cosmetologia e produtos naturais, explica que o composto é extremamente benéfico para o ciclo capilar: “Ela apresenta propriedades extremamente benéficas para o funcionamento folicular, otimizando sua atividade.”
Efeito da cafeína nos cabelos é tema de estudo na Alemanha
Essa afirmação é respaldada por um estudo realizado em 2007, na Universidade de Jena, na Alemanha. Os pesquisadores descobriram que a cafeína age bloqueando os efeitos do hormônio dihidrotestosterona (DHT), responsável pela queda dos fios, especialmente, em homens. Além disso, durante o período de análise, a substância estimulou o alongamento da haste capilar, resultando em raízes mais longas e largas. Ainda prolongou a duração do anágeno, nome dado à fase de crescimento do cabelo. Os efeitos foram observados também em folículos capilares femininos.
[Conheça os benefícios dermatológicos do café]
Por a cafeína ser um estimulante, ela é capaz de aumentar a circulação de sangue para a região, ajudando o cabelo a crescer mais forte, dando uma aparência mais “cheia”.
Jackeline lembra, no entanto, que esses efeitos só podem ser conquistados se o composto for aplicado diretamente no couro cabeludo: “Não existem evidências científicas que correlacionem o uso oral da cafeína aos efeitos, somente por meio da via folicular, considerada a mais rápida e efetiva na distribuição da substância para os fios.”
Procure sempre um especialista antes de usar cafeína nos cabelos
Caso perceba queda de cabelo, é importante contatar um dermatologista. Converse com o especialista sobre a possibilidade de usar a substância. Evite misturas caseiras, pois o café possui milhares de elementos em sua composição, nem todas com serventia para essa questão. “Misturar a bebida em formulações cosméticas não é uma boa ideia, pois as grandes partículas podem causar obstrução no couro cabeludo, distúrbios de oleosidade e até mesmo queda capilar”, alerta a especialista.
Redação: Usina da Comunicação