O município é o maior produtor de café do estado do Rio de Janeiro.
Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, é a capital estadual do café e está comemorando a expectativa de uma de suas maiores safras de todos os tempos, além da melhoria da qualidade do produto.
O município tem 650 propriedades que se dedicam ao cultivo, o que acaba movimentando a economia da região, já que emprega cerca três mil trabalhadores rurais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a previsão é que a colheita no maior produtor de café do estado seja 100% maior do que a do ano anterior, chegando a 128 mil sacas de café, movimentando R$ 53 milhões e 200 mil na economia local.
Esse número representa cerca de 30% do café colhido em todo o estado.
A colheita de café começou em junho na região Noroeste e deve seguir até o mês de setembro, a região toda representa 70% da produção do estado do Rio.
Julho é considerado o ponto alto da colheita nas lavouras. No estado, a previsão é que esse ano, o volume seja 100% maior que 2019.
*Trecho do texto de Andresa Alcoforado para o G1 Norte Fluminense. Leia na íntegra em https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2020/07/11/safra-de-cafe-em-varre-sai-tem-previsao-de-aumento-de-100percent-em-relacao-a-2019-segundo-ministerio-da-agricultura.ghtml