Quais os impactos para o organismo ao tomar café em jejum?

Prática comum entre brasileiros, tomar café em jejum acelera efeito da cafeína

Café em jejum
Crédito: Freepik
31/08/2022
Publicado em

O café é parte vital da manhã da maioria dos brasileiros. Muitas pessoas “só começam” a funcionar após tomarem a xícara inicial do dia. Dessa maneira, é normal consumir o alimento de estômago vazio. No entanto, muitos acreditam que tomar a bebida em jejum pode causar efeitos negativos como azia, indigestão e desconforto estomacal. Mas, será que isso tem alguma base científica?

A bebida é naturalmente ácida, o que pode causar incômodo em pessoas com estômago sensível. Mas ela, por si só, não provoca o aparecimento de problemas gástricos, conforme explicou a nutricionista Katia Rodriguez em entrevista para a revista Seleções: “Se o indivíduo sente algum desconforto ao ingerir o café em jejum e apresenta sensibilidade gástrica, o café deve ser evitado, pois é um alimento estimulador de mucosa gástrica, caso contrário, não há nenhuma contraindicação de consumir em jejum.” 

[Dia Nacional da Saúde: conheça 5 benefícios do café para o corpo]

Assim, em caso de sintomas após a ingestão de café, é importante buscar ajuda profissional.

Tomar café em jejum pode fazer cafeína agir mais rápido

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Harvard, a cafeína demora, em média, 45 minutos para ser absorvida pelo corpo, variando de pessoa para pessoa. Um fator determinante para isso ocorrer mais rápido é a presença de comida no estômago. Conforme a pesquisa, alimentos sólidos, especialmente, aqueles com alto teor de fibra, deixam o processo de absorção da substância mais lento.

Fique atento à qualidade do café

Cafés de baixa qualidade podem afetar o bom funcionamento do sistema digestivo, por serem ácidos além da conta, por exemplo. Por isso, na hora de adquirir o produto, fique atento aos selos de Pureza e de Qualidade da ABIC na embalagem, eles garantem que o alimento ali contido possui boas práticas de fabricação, assim como sua integridade.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: