Quais as vantagens e como se tornar um associado da ABIC?

Além de contar com o apoio da instituição na defesa da indústria cafeeira nacional, o associado poderá participar dos seus programas de autorregulamentação e ter acesso a inúmeros benefícios

Quais as vantagens e como se tornar um associado da ABIC.
Crédito: Pixabay
25/08/2021
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Dentre as inúmeras vantagens de fazer parte da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), contar com o apoio da instituição na defesa do setor e na promoção de uma bebida de qualidade é, sem dúvidas, essencial. Ademais, as marcas que compõem o quadro associativo podem participar dos programas de autorregulamentação, o que é um diferencial para o consumidor, e terão acesso a inúmeros benefícios.

Tipos de associações

Primeiramente, é importante saber que na ABIC existem dois tipos de associações possíveis. A primeira delas é como Sócio Contribuinte, na qual a empresa com atividade de industrialização e/ou comercialização de café tem interesse em ser representada pela entidade e pode certificar os seus produtos nos programas de autorregulamentação. Nessa modalidade, é concedido o direito de participar das Assembléias e reuniões do Conselho Deliberativo, bem como votar e ser votado para ocupar os cargos de direção da instituição.

O segundo tipo é o Sócio Colaborador. É a pessoa física ou jurídica que, não sendo indústria de torrefação e moagem de café, tem interesse em se associar para usufruir dos serviços prestados pela entidade, além de receber todos os informativos. Nessa modalidade não há o direito de utilizar nenhum selo da ABIC, pois não haverá certificação. Embora a participação nas reuniões de Assembléias e do Conselho Deliberativo seja permitida, o direito de votar ou ser votado para qualquer cargo não é concedido. 

O processo de adesão

Após decidir a categoria, é hora de iniciar o processo de adesão. Para as indústrias de café, a associação é obrigatoriamente feita em conjunto com o Programa Permanente de Controle da Pureza do Café (PPCPC), responsável por emitir o Selo de Pureza. Para isso, a ABIC faz uma análise documental (CNPJ, INPI e Alvará de funcionamento) e laboratorial do café (Análise de microscopia). Caso tudo esteja em conformidade com os padrões exigidos pela entidade, é cobrada uma taxa de adesão e a autorização para o uso do selo é concedida.

No caso das empresas detentoras de marcas que não produzem o café, mas que realizam a comercialização de tais produtos, elas também se enquadram como Sócio Contribuinte. Porém, a documentação exigida é específica e a terceirização deverá ser feita por uma empresa já associada à ABIC. A análise laboratorial será feita na indústria que realiza a terceirização. Após a validação e o pagamento da taxa de associação, o uso do selo é liberado.

No caso do Sócio Colaborador, o processo de associação se dá por análise documental. Os documentos serão exigidos de acordo com a classificação entre pessoa física ou jurídica. Após a apresentação e a análise da documentação, caso tudo esteja correto, o pagamento da taxa é liberado e a associação é permitida. 

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Vantagens

Ao compor o quadro de associados da ABIC, a empresa contará com diversos benefícios cujo objetivo é fortalecer as indústrias. Confira alguns deles!

Certificação do Produto: a empresa irá agregar valor e diferencial ao seu produto participando dos programas de autorregulamentação (Pureza, Qualidade, Sustentabilidade, Cápsula e Cafeteria). A certificação é importante pois garante a confiabilidade da marca, assegura boas práticas no processo e auxilia na melhoria dos níveis de desempenho.

Assessoria Jurídica: disponha de consultoria jurídica que mantém acompanhamento e monitoramento das normas e regulações relacionadas ao café, emite notas técnicas e informes jurídicos, e atualiza o associado com informações e orientações.

Assessoria Técnica: tenha acesso a uma rede de consultores especializados que podem oferecer soluções para o aperfeiçoamento da gestão, da melhoria contínua do processo e do produto, visando a sustentabilidade da indústria.

Estatística e Economia:  fique por dentro de estudos, pesquisas, análises de mercado, consumo e indicadores de desempenho que facilitem a gestão e o posicionamento da empresa e do produto.

Campanhas e ações de Marketing: participação em campanhas institucionais para a valorização da certificação do produto, educação e incentivo ao consumo e divulgação dos benefícios da bebida.

Convênios e parcerias: a entidade desenvolve uma série de convênios e parcerias com outros organismos, cujo objetivo é tornar acessível aos seus associados uma gama de serviços com a finalidade de desenvolver sua empresa.

Capacitação e aprendizado: os associados da ABIC possuem descontos em cursos, seminários e eventos para capacitação e aprendizado de seus colaboradores.

Informação atualizada: a ABIC disponibiliza diversos canais de comunicação a fim de que o associado se mantenha informado sobre o que acontece de importante no mundo cafeeiro e o que pode auxiliá-lo em suas decisões estratégicas.

Ação junto ao Governo: a ABIC atua junto aos órgãos governamentais acompanhando as normativas no agronegócio café, apresentando estudos e defendendo ativamente os interesses do setor.

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Redação: Usina da Comunicação

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