Qualidade em todas as etapas da cadeia do café é o que garante um produto diferenciado e faz com que o Brasil seja referência na produção e no consumo. Empresas como a Probat, que completa 150 anos de atuação no mundo, e a Probat Leogap, que completa 55 anos de atuação no Brasil, são as grandes responsáveis por manter o bom paladar do consumidor de café.
Fundada na Alemanha, em 1868, a Probat, empresa de torradores e soluções para a indústria de café, já buscava melhorias para a extração do melhor sabor e aroma dos grãos. Hoje é líder na fabricação de equipamentos de torrefação de café com quase 60% de participação no mercado mundial.
Com certeza os seus fundadores, os alemães Alex van Gülpen, Johann Heinrich Lensing e Theodor von Gimborn, não imaginariam que a pequena empresa tomaria tamanha proporção e alcançaria os quatro cantos do mundo.
No Brasil, a empresa ganhou ainda mais visibilidade e espaço ao adquirir em 2001 a Leogap, passando a ser conhecida como Probat Leogap. A brasileira iniciou sua história no País com o fornecimento de equipamentos de torra para as maiores indústrias de café em 1963, sob o comando de Leo Gappmayer, seu fundador.
Duas empresas de sucesso na cadeia do café juntas só poderiam render excelentes negócios. A Probat Leogap se tornou uma das principais empresas na fabricação de equipamentos de torra e soluções para a indústria do café e atende todos os tipos de clientes, de cafeterias e fazendas a grandes indústrias.
Para abranger também os microtorrefadores (coffeeshops e fazendas), a iniciativa encontrada pela empresa foi de desenvolver a linha ShopRoaster, com equipamentos como o Probatino de 1kg até o Probatone 60, capaz de torrar uma saca de 60kg por carga, além de equipamentos para laboratório e moinhos, que atendem as exigências de qualidade e confiabilidade cada vez mais presentes no setor.
“O Probatino, inclusive, é produzido 100% no Brasil e foi tão bem recebido pelo público que é vendido tanto nacionalmente quanto exportado para todo o mundo. Além disso, o torrador é muito utilizado na maioria dos campeonatos mundiais de café”, afirma Paulo Kleinke, CEO da Probat Leogap. Ele destaca também que as linhas Probatino e Probatone seguem as normas de segurança alemãs, até mesmo para os produtos que são montados e produzidos no Brasil.
Tanto sucesso deve-se principalmente ao investimento em pesquisa e inovação que a empresa realiza. Com isso, os produtos Probat Leogap apresentam inúmeras vantagens ao torrefador, que pode, por exemplo, efetuar variações nas curvas de torra, armazenar diferentes receitas e garantir a repetibilidade de forma sistemática, sempre extraindo a máxima qualidade dos grãos.
A empresa notou também a movimentação no mercado dos produtores de café que passaram a entender mais do produto, estudando estratégias e aprimorando as etapas de desenvolvimento para oferecer um café de mais qualidade ainda. “Hoje o produtor faz a sua torra e cria a própria marca. É um mercado em expansão. Nossos produtos Probatone e Probatinos surgiram para atender a esses clientes”, explica Paulo.
“Devido à nossa forte atuação na área industrial, sempre procuramos oferecer as melhores soluções. No último ano, ampliamos ainda mais a nossa gama de clientes e a nossa participação na cadeia de café”, destaca o CEO. A Probat Leogap tem trabalhado com ótimas perspectivas de crescimento em todos os segmentos em que atua.
A empresa acredita que quem gosta de café quer saber a procedência do produto desde a fazenda e ver as etapas como a torra e a moagem antes da preparação da bebida. Acompanhar a torra em uma cafeteria reforça esse contato de aproximação do consumidor pois ele pode ver a transformação do grão no processo de torra, por exemplo. Isso aumenta ainda mais o interesse do cliente pelo café, o que contribui para que as cafeterias fidelizem seus clientes e agucem o paladar, promovendo interesse por uma bebida de maior qualidade.
Saiba mais sobre a história da empresa no site www.probat150.com .