Cinco anos em cinco meses. A expreO recado do momento é claro: quem não vende através de plataformas digitais não atende a grande maioria dos consumidores, que está em casa usando seu smartphone para compras.ssão parecida com esta foi usada no governo Juscelino Kubitschek, da década de 50, para comparar o desenvolvimento econômico e social na época que ficou conhecida como “50 anos em 5”. Agora é o varejo quem empresta o termo para explicar a transformação digital que o setor está passando para se adequar em meio a Covid-19 e se conectar com os clientes. O recado do momento é claro: quem não vende através de plataformas digitais não atende a grande maioria dos consumidores, que está em casa usando seu smartphone para compras.
Quem reflete sobre esta transformação digital no varejo é Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo e consultor da BTR-Varese. Dentro do setor varejista, há uma série de impactos: lojas fechadas em crise e, por outro lado, lojas abertas consideradas essenciais aumentando as vendas. De uma forma ou de outra, a Covid-19 impacta todo o segmento. Os efeitos do isolamento social podem significar mudanças de comportamentos, de hábitos de consumo, estratégias e ajudam a entender o consumidor do futuro pós-Covid 19. Poucas certezas mas muita mão na massa e com fermento: é o varejo de cinco anos em cinco meses.
*Trecho do texto da redação do Portal NewTrade. Confira entrevista com Eduardo Terra na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/o-varejo-e-a-covid-19/