Mais de mil fazendas de café são certificadas pelo IMA

650x375_fazenda-de-sertao-cafe-minas-gerais-rota-do-cafe-turismo_1525207
12/02/2020
Publicado em

Nas fazendas de café em Minas Gerais, a antiga e popular prática de escambo entre sacas do grão para compra de outros produtos ou até mesmo fechamento de grandes negócios, não deixa de ser um termômetro para mostrar a integridade e o valor que a iguaria representa – seja econômica, social ou historicamente – para produtores, consumidores e apreciadores da bebida. Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, produzindo mais de 50% da safra nacional. No total, o estado tem uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares. Para contribuir com os desafios deste setor, políticas públicas se mostram fundamentais para o estímulo da competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional, além da permanência do produto como forte gerador de emprego e renda.

A riqueza do café fez com que, há mais de uma década, iniciasse os trabalhos do Programa Certifica Minas. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) é o órgão certificador oficial, responsável pelas auditorias e emissão do certificado, além da autorização do uso dos selos. Já a Emater orienta os produtores e indústrias sobre as adequações de produção necessárias. E, a Epamig, contribui no direcionamento de pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

*O conteúdo é do portal Notícias Agrícolas. Confira na íntegra em https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/cafe/252205-mais-de-mil-fazendas-de-cafe-sao-certificadas-pelo-ima.html#.XkWMfXtKgdU

Compartilhar: