A sustentabilidade se tornou uma pauta central para as indústrias de todo o mundo, e os consumidores estão seguindo a tendência. Em uma pesquisa realizada com mais de 4 mil participantes pela Weleda, marca suíça de cosméticos e de medicamentos, reciclagem é o item mais lembrado por consumidores na hora da compra.
Nesse sentido, os programas de logística reversa, conjunto de procedimentos que visam dar a destinação correta para resíduos pós-consumo, é uma boa maneira de envolver o público na pauta, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Com isso em mente, a Café Petinho, empresa parceira da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), criou a iniciativa “Deu na Telha”, visando tratar suas embalagens de maneira mais sustentável.
[Terphane e ABIC confirmam seu compromisso com a sustentabilidade]
Conheça o programa de logística reversa
Tahiana Silveira, sócia da empresa, explica que o projeto começou há 30 anos, sempre tratando de maneira correta o lixo, mas sem levar isso para o consumidor: “Os consumidores coletavam as embalagens e trocavam por brindes, sem serem informados do destino dado para os resíduos. De uns 10 anos para cá, com a iniciativa mais enraizada, sentimos a necessidade envolvê-los nesse processo”. O projeto, hoje, envolve troca de embalagens por brindes, cada uma vale um ponto, que podem valer itens como garrafas térmicas, canecas e bolsas. Com os invólucros coletados, eles são levados para uma fábrica, onde viram telhas ecológicas, dando um destino ambientalmente consciente para os resíduos. Ao todo, 1.500 toneladas de embalagens já foram coletadas e destinadas de maneira sustentável.
A motivação para o programa ocorreu por conta do impacto das mudanças climáticas no Recife, município onde a empresa está instalada: “Sofremos muito com alagamentos e enchentes, além dos lixões a céu aberto, muito comuns pela cidade”. O “Deu na Telha” também possui um papel didático, com as promotoras nos pontos de troca explicando para os consumidores a sua função dentro desse ciclo sustentável.
Os brindes também fazem parte da ideia de sustentabilidade. Um deles é uma bolsa de algodão, que pode ser usada para compras no supermercado, desestimulando o uso de sacolas plásticas. O projeto visa expandir a produção de itens no futuro, como pallets e outros bens.
Redação: Usina da Comunicação