O mercado de consumo está em plena transformação. Os consumidores estão mais informados, conectados, exigentes, engajados e conscientes dos seus papéis na cadeia de valor do setor. Há um aumento crescente do comércio eletrônico e do uso da tecnologia para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas, que se tornou ainda mais relevante diante dos reflexos da Covid-19. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “As principais tendências que afetarão o setor de varejo e a indústria de CPG nos próximos anos na América do Sul”, produzida pela KPMG.
“Em linhas gerais, o consumidor foi empoderado, abandonou seu papel passivo e se tornou o epicentro em torno do qual o setor evolui e as empresas definem suas estratégias. Nesta realidade, há várias arestas que as empresas precisam aparar para terem sucesso. As soluções podem estar no fomento a novas experiências, na geração de lealdade e em um posicionamento mais favorável na mente das pessoas”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG na América do Sul.
O conteúdo também revelou que, diante de todo esse processo de transformação, e já considerando os efeitos relacionados à Covid-19, são 8 as tendências mais importantes para o setor de Consumo e Varejo na América do Sul para 2020 e os próximos anos, os quais também afetam os bens de consumo embalados (CPG). Estas tendências derivam também das conclusões do NRF Retail´s Big Show 2020, evento que ocorreu na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e de outras pesquisas da KPMG.
As tendências identificadas pela KPMG foram:
1- Pessoas no centro
2- A experiência e a lealdade do cliente
3- A confiança como motor do crescimento
4- Rumo a um modelo eficiente e ético no uso dos dados pessoais
5- As novas plataformas e modelos de negócios
6- Cooperação e colaboração
7- Cadeia de suprimentos inteligente e responsiva
8- A tecnologia como base para o desenvolvimento
*Trecho do texto da redação do Portal NewTrade. Confira na íntegra em https://newtrade.com.br/varejo/kpmg-8-tendencias-impactarao-o-varejo-e-a-industria-de-bens-de-consumo/