A JDE Peet’s, companhia resultante da fusão entre a holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE) e a empresa norte-americana de cafés especiais Peet’s Coffee, captou 2,25 bilhões de euros (US$ 2,50 bilhões) em sua oferta pública inicial de ações (IPO). A companhia vendeu 71,4 milhões de ações, ou cerca de 14% de seu capital social, por 31,50 euros a ação.
Com isso, a JDE Peet’s foi avaliada em 15,6 bilhões de euros (US$ 17,3 bilhões). Este foi o maior IPO na Europa este ano, segundo a Dealogic. A ação, listada na Bolsa de Amsterdã, fechou em 35,84 euros na sexta-feira, seu primeiro dia de negociação.
A companhia apostou que a resiliência da demanda por café durante a pandemia de covid-19 atrairia investidores, apesar da fraqueza dos mercados de IPO na Europa e nos Estados Unidos.
A JDE Peet’s tem em seu portfólio marcas globais como LOR, Jacobs Coffee, Douwe Egberts, Senseo, Tassimo, Moccona, Kenco, Pickwick e Pilão.
A Mondelez, que tinha participação de 26% na companhia, vendeu cerca de 9,66 milhões de ações no IPO, e sua participação agora deve ficar entre 22,9% e 23,4%.
A JAB Holding, que comprou mais 300 milhões de euros em ações da JDE Peet’s no IPO, continua sendo o acionista controlador da empresa.
* Fonte: Estadão Conteúdo/CCCMG