O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,5 ponto entre janeiro e fevereiro de 2020, de 65,3 pontos para 64,8 pontos. O recuo interrompe sequência de três meses consecutivos de crescimento – período no qual o ICEI acumulou aumento de 5,5 pontos.
Cabe ressaltar que o recuo não foi forte o suficiente para reverter a tendência de crescimento do indicador, que perdura desde junho de 2019. O ICEI de fevereiro de 2020 encontra-se 10 pontos acima da média histórica e 0,3 ponto acima do registrado em fevereiro de 2019.
O ICEI estima a confiança do empresário como forma de antecipar mudanças de tendência da atividade industrial. O índice leva em conta o sentimento do empresário sobre as condições atuais e sua expectativa para os próximos seis meses. O aumento da confiança estimula a recuperação da economia brasileira à medida que impulsiona o aumento da produção e a retomada do investimento.
O relatório de análise completo, incluindo dados por porte de empresa, região geográfica e setor econômico, está disponível em www.cni.com.br/icei.