Do coado até as cápsulas, o brasileiro, hoje, possui diversas maneiras de fazer o seu amado café. Muitas delas privilegiam a praticidade, mas existem outros métodos que, mesmo não sendo tão práticos, criam uma experiência diferenciada com a bebida, tornando o processo muito mais prazeroso.
A prensa francesa, ou french press, é uma dessas maneiras. Ela não se utiliza de filtros ou energia elétrica, mas sim de uma peneira de metal que só precisa ser pressionada para produzir a bebida. Registros históricos apontam seu surgimento em cozinhas francesas em meados de 1850, mas foi um designer italiano, Attilio Calimani, que a registrou em 1929.
O que a french press tem de diferente?
O processo manual de coagem do café é um dos diferenciais da french press, que só é possível pelos elementos específicos que compõem a cafeteira. Ela permite uma fusão mais densa entre a água e o café moído, e possibilita que os óleos e os sedimentos naturais cheguem até à xícara. Isso é viável, pois a peneira permite a passagem dessas substâncias, diferente do que ocorre quando o processo é feito em filtro de papel, o que garante uma infusão com corpo mais cheio e texturizado, com a concentração dos óleos se revelando no paladar e também no aroma da bebida.
[Você sabe o que é o café branco? Descubra agora]
Como utilizar a french press
Primeiramente, deve-se esquentar separadamente a água, até atingir uma temperatura entre 90° e 96° C. Em seguida, coloque-a quente junto ao pó no recipiente da cafeteira, misture os dois e deixe o café em fusão com o líquido por aproximadamente três minutos.
Por último, é preciso pressionar o êmbolo da cafeteira (que fica no topo da garrafa) para baixo visando filtrar o pó de café. Pronto: o cafezinho está pronto para ser servido. Mas, atenção, ele deve ser consumido na mesma hora que feito, só assim será preservado o sabor encorpado, cítrico e levemente ácido da bebida.
Dicas importantes
É preciso ficar atento a algumas particularidades para utilizar a prensa da melhor maneira possível. O pó de café, por exemplo, deve ser de moagem grossa, caso contrário, os grãos podem passar para a bebida, deixando o sabor mais forte e pesado. Mas, caso esse seja o seu gosto, fique à vontade!
A prensa precisa ser lavada a cada uso e não pode ser utilizada para armazenar o café, pois o contato com o sedimento poderá deixá-lo amargo além da conta.
Redação: Usina da Comunicação.