Consumidor teve um comportamento atípico depois das primeiras informações sobre a pandemia do novo coronavírus, o que ampliou os números da segunda quinzena de março, mas o resultado positivo no período já era esperado pelo setor.
O setor atacadista e distribuidor teve um bom desempenho no acumulado do ano, de janeiro a março de 2020. O aumento do consumo na segunda quinzena de março, depois das primeiras informações sobre a pandemia do novo coronavírus, ajudou a elevar o faturamento, mas a expectativa do setor já era positiva para o período, principalmente em relação ao ano anterior. O crescimento em termos nominais nos três primeiros meses de 2020 foi de +3% em relação ao mesmo período acumulado em 2019. Em março, o setor apresentou resultado positivo de +8,47% superior ao mesmo mês de 2019. Em comparação ao mês de fevereiro de 2020, a alta foi maior: +14,61%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com um grupo representativo de empresas.
“Antes da pandemia, havia sinais de um ciclo de melhora gradual da economia e, por isso, o resultado positivo no acumulado do ano já era esperado. Agora, depois que a população voltou a consumir normalmente, sem o receio de desabastecimento – em parte porque o governo agiu rapidamente com as medidas de auxílio, mas também porque os serviços essenciais, como o atacado distribuidor, não pararam – temos um grande desafio pela frente”, afirma o presidente da ABAD, Emerson Luiz Destro.
*Trecho do texto da Redação do Portal Newtrade. Leia na íntegra em https://newtrade.com.br/atacado/faturamento-do-atacado-distribuidor-cresce-3-no-primeiro-trimestre/