A reciclagem foi o item mais lembrado por consumidores em uma pesquisa organizada pela Weleda, marca suíça de cosméticos e medicamentos, realizada em seis países, com mais de 4 mil participantes, entre os meses de abril e maio deste ano. No Brasil, foram entrevistadas 1.013 pessoas, com idades entre 18 e 80 anos.
Conforme os números, dar a destinação correta para o lixo reciclável é a principal medida adotada por 23% dos entrevistados. A menção à prática aconteceu de forma espontânea, ou seja, não foi escolhida de uma lista de opções, mas, sim citada pelos próprios entrevistados. De acordo com Beatriz Branco, Gerente de sustentabilidade da Weleda no Brasil, isso é positivo, mas há muito trabalho a ser feito: “Ainda há mais que os consumidores podem fazer pela biodiversidade, como uma alimentação mais variada, produtos orgânicos e redução no consumo de carne”, opinou.
[Dia Mundial da Reciclagem: entenda o importante papel dos catadores]
Uma estatística importante levantada pela pesquisa é que sete em cada dez brasileiros entrevistados acreditam que suas ações contribuem para a preservação ambiental. Os consumidores também estão mais atentos na hora de adquirir os produtos. Cerca de 60% deles dizem preferir produtos de origem natural, e não derivados de plantas ameaçadas (61%); Para 56% a preferência é por produtos ecologicamente corretos e obtidos de solos saudáveis.
Beatriz aponta que a consciência ambiental é algo crescente, e que ainda há espaço para as pessoas se informarem. Além disso, as empresas exercem um importante papel educativo: “A indústria tem um papel importante nesse processo, pois traz informação e transparência em relação à origem dos ingredientes, ao processo de produção e seus fornecedores – a toda a cadeia de produção”, afirma.
ABIC possui programas de reciclagem e sustentabilidade
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) tem como pilar da sua atuação a promoção da sustentabilidade. Em 2007, foi criado o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil (PCS), quando introduziu no mercado brasileiro uma nova tendência mundial: a do consumo consciente. Além disso, a ABIC possui a campanha “Recicle! É tudo de bom!”, que divulga e informa para os consumidores sobre o ato de reciclagem.
Em 2022, a Associação passou a fazer parte da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU), que mobiliza a comunidade empresarial na adoção voluntária e na promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, do trabalho, do meio ambiente e da anticorrupção. Com essa adesão, a Associação deverá reportar, anualmente, o progresso em relação aos princípios, estimulando a evolução constante de práticas internas de sustentabilidade.
Com informações do Valor.