Hoje, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um estilo de vida mais saudável.
Para marcar a data, o Jornal do Café preparou uma lista com cinco benefícios comprovados do café. Afinal, além de ser uma bebida saborosa, o café também ajuda em alguns aspectos da saúde. Confira abaixo!
Dia Nacional da Saúde: veja 5 benefícios
1 – Reduz riscos de doenças no coração
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública, o café filtrado pode trazer ainda mais proteção para o coração. Os pesquisadores reuniram dados de 508.747 homens e mulheres, de 20 a 79 anos. Os participantes foram acompanhados por 20 anos, relataram o tipo e a quantidade de café que bebiam, filtrado em papel ou fabricado, usando métodos não filtrados, como prensa francesa ou expresso.
Na amostra, os consumidores de café filtrado tiveram uma redução de 15% no risco de morte prematura por qualquer causa. Além do coração, a bebida coada foi associada a um menor risco de morte e acidente vascular cerebral.
2 – Proteção contra Mal de Parkinson
De acordo com uma análise conduzida pela Escola de Saúde Pública de Harvard, a ingestão de quatro a cinco xícaras diárias de café pode reduzir pela metade a chance de desenvolver Mal de Parkinson, em comparação com pessoas pouco consumidoras de café. A ligação entre a cafeína e a prevenção da doença já foi observada também por um estudo feito na Universidade Federal de Santa Catarina, que apontou o efeito neuroprotetor da substância contra a síndrome.
3 – Propriedades termogênicas
A cafeína, um dos principais componentes da bebida, ajuda na quebra da gordura e aumenta a disponibilidade de oxigênio no tecido muscular. O corpo, então, utiliza a gordura como substrato energético, melhorando a performance. Por ser uma substância termogênica, ela aumenta o metabolismo e promove a perda de peso.
4 – Pode aliviar transtorno de déficit de atenção
Um estudo conduzido por cientistas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Aberta da Catalunha (UOC), na Espanha, publicado em março, na revista Nutrients, concluiu que a cafeína pode ser um aliado no tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A pesquisa descobriu que o composto atua de modo eficaz na desatenção, uma das principais características da doença.
5 – Protege contra diabetes
O café puro também pode ajudar a manter a diabetes longe, devido à presença de antioxidantes, como o ácido clorogênico, responsavel por regular os níveis de glicose no sangue. Por isso, também, é importante tomar a bebida sem açúcar, de modo a potencializar essa propriedade
Café e saúde é na Coffee Run
Não é só no Dia Nacional da Saúde que devemos nos cuidar. A Coffee Run visa promover a importância do café para uma vida saudável. A primeira etapa ocorreu no dia 22 de maio, no Centro Histórico de São Paulo. O encontro foi uma oportunidade para estimular a prática esportiva, o bem-estar e, também, divulgar os benefícios do consumo regular de café para a saúde humana, no desempenho esportivo e na prevenção de doenças.
As próximas etapas do evento já possuem data e local definidos: 11 de setembro, na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e dia 20 de novembro, no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro. Para saber como participar, basta acessar o site do evento.
Redação: Usina da Comunicação