Hoje é comemorado o Dia Mundial do Coração, criado pela World Heart Federation (Federação Mundial do Coração) para mostrar a importância de cuidar da saúde deste órgão. Afinal, as doenças cardiovasculares são sete das 10 principais causas de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 31,5% dos óbitos, sendo a principal causa de mortalidade na população adulta.
[Como o consumo de café pode interferir na pressão alta?]
Celebre o Dia Mundial do Coração com um café
Nesta data, nada melhor do que tomar uma xícara de um bom café, afinal, a bebida traz proteção ao órgão. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública, o café filtrado pode trazer ainda mais proteção para o coração. Os pesquisadores reuniram dados de 508.747 homens e mulheres, de 20 a 79 anos. Os participantes foram acompanhados por 20 anos, relataram o tipo e a quantidade de café que bebiam, filtrado ou usando métodos não filtrados, como prensa francesa ou expresso.
Na amostra, os consumidores de café filtrado tiveram uma redução de 15% no risco de morte prematura por qualquer causa. Além do coração, a bebida coada foi associada a um menor risco de morte e acidente vascular cerebral. O efeito ocorre devido às concentrações mais baixas de fitoquímicos, nutrientes que aumentam o colesterol, após a filtragem. Além do coração, a bebida coada foi associada a um menor risco de morte e acidente vascular cerebral.
Bebida também faz bem para os sentimentos
Outra maneira que o café beneficia o coração se dá pela via sentimental. Na pesquisa “Perfil do consumidor de café que busca qualidade”, realizada por meio de uma parceria da Associação Brasileira da Industria de Café (ABIC) e a São Paulo Coffee Hub, identificou que os consumidores veem o alimento como fonte de bons sentimentos: “Os apreciadores relatam que provar um ‘excelente café’ cria sensações prazerosas, marcadas por lembranças de bem-estar e felicidade, algo que traz satisfação e deve ser compartilhado com uma pessoa querida”, conta Giuliana Bastos, Pesquisadora do SP Coffee Hub.
Outro aspecto que se destaca é a percepção de um excelente café como algo que se deve compartilhar em família ou com o companheiro. Para os três grupos, entusiastas, especialistas e público geral, tal bebida precisa ser dividida com a pessoa que se ama. A maioria das respostas menciona maridos, esposas e namorados. Um dos entrevistados descreveu o alimento como um abraço em forma líquida: “É uma sensação boa quando tomamos um café quentinho”, respondeu.
Por isso, neste dia, nada melhor do que pegar a sua xícara e saborear um bom café, agradando o coração de várias maneiras.Redação: Usina da Comunicação.