Dia Mundial da Obesidade: saiba como o café pode ajudar

A bebida pode ser uma aliada no combate à obesidade

Dia Mundial da Obesidade
Crédito: Freepik
11/10/2022
Publicado em

A obesidade gera vários problemas para o corpo humano, como doenças cardiovasculares, ortopédicas, oncológicas, maior propensão a desenvolver diabetes tipo 2, entre outras. Conforme  pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2021, realizada pelo Ministério da Saúde, 22,35% da população brasileira está na faixa da obesidade.

Para levantar debates sobre a questão, entidades como a Federação Internacional da Diabetes declararam hoje, 11 de outubro, como o Dia Mundial da Obesidade, com o objetivo de aumentar o entendimento público sobre o tema e, também, alertar as famílias sobre o diagnóstico da obesidade, conhecendo melhor os riscos que ela traz.

Café pode ajudar a combater obesidade

O café pode ser um aliado no combate ao excesso de peso. Cientistas da Universidade de Nottingham, Inglaterra, realizaram um estudo para encontrar componentes da bebida que estimulem a gordura marrom, capaz de queimar a gordura corporal produzida pelo organismo, por meio da substância interleucina 10.

[Dia Mundial do Coração: conheça benefícios do café para o órgão]

Foram realizados testes em pessoas para descobrir quais elementos do corpo humano estimulam o tecido adiposo marrom a eliminar gorduras corporais com mais rapidez. Durante a pesquisa, foi descoberto que o consumo da bebida pode estimular esse tecido, que exerce a função de manter o calor, ajudando no controle de peso e na manutenção do nível de açúcar do sangue, o que poderia combater a obesidade e o desenvolvimento de diabetes.

O professor Michael Symonds explica os resultados: “A gordura marrom trabalha de modo diferente a outras gorduras do corpo e produz calor através da queima de açúcar e gordura, geralmente, como resposta ao frio. Aumentar a sua atividade facilita o controle de açúcar sanguíneo”.

Para verificar se a cafeína é um dos estimulantes do tecido, foi utilizada uma técnica de geração de imagens térmicas. Primeiro, se determinou que o pescoço é a região com maior concentração da substância, e observaram que, ao consumir café, a região ficava mais quente, sinalizando uma reação. O próximo passo será descobrir qual composto dentro da bebida gera esse resultado, ampliando as possibilidades no combate à obesidade.

Café pode ajudar com exercícios físicos

Caso queira começar uma rotina de exercícios para perder peso, o café pode ser útil para ganhar mais energia e disposição. Os praticantes de atividade física se beneficiam de substâncias presentes na bebida, como vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, melhorando o desempenho físico.

Ingerir café antes dos treinos, entre 30 e 60 minutos, ajuda também no ganho de concentração. Dessa forma, será possível performar com mais intensidade, potencializando a queima de gordura, devido ao efeito termogênico da cafeína.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: