Na edição de hoje, em celebração ao Dia do Esportista, comemorado no último dia 18, o Jornal do Café explica quais são os benefícios do café para os amantes de atividade física.
Café dá energia e concentração
Uma das vantagens mais conhecidas do consumo regular de café é o ganho de energia. Os praticantes de atividade física se beneficiam de substâncias presentes na bebida, como vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, o que melhora o desempenho físico.
Ingerir café antes dos treinos, entre 30 e 60 minutos, ajuda também no ganho de concentração. Dessa forma, o atleta conseguirá performar com mais intensidade, o que potencializará a sua queima calórica. Outro ponto importante é o aumento no foco, responsável por melhorar a atenção durante a realização dos movimentos, evitando lesões e possíveis acidentes.
Fonte de proteína
Assim como a melhora da saúde e da disposição, o ganho de massa muscular é um dos objetivos buscados pelos esportistas. E o café também pode auxiliar nesse quesito, já que auxilia no desenvolvimento dos músculos, bem como na sua recuperação pós-performance.
Para que isso seja possível, os especialistas recomendam a combinação com algum tipo de proteína, como, por exemplo, o leite. A mistura potencializa a prática de exercícios, aumenta a concentração e retarda a fadiga provocada pelo cansaço.
Além disso, auxilia os nutrientes a chegarem de forma mais eficiente até os músculos, fortalecendo o sistema imunológico. O gasto de energia e a queima de gordura são intensificados, o que gera resultados mais satisfatórios.
Leia mais – Saiba como o café pode auxiliar nos cuidados com o cabelo
Auxilia na queima de gordura
Embora o excesso de café deva ser evitado, o ideal é consumir de três a quatro xícaras por dia, a ingestão de forma adequada auxilia no emagrecimento. A cafeína, um dos principais componentes da bebida, ajuda na quebra da gordura e aumenta a disponibilidade de oxigênio no tecido muscular.
O corpo, então, utiliza a gordura como substrato energético, o que melhora a performance. Por ser uma substância termogênica, ela aumenta o metabolismo e promove a perda de peso.
O café também estimula a ação dos músculos durante os exercícios prolongados, fazendo com que eles utilizem a gordura como fonte de energia, ao invés dos açúcares retirados dos carboidratos.
Agora que você já conferiu os benefícios dessa bebida versátil e entendeu como ela auxilia na prática de esportes e atividades físicas, o que está esperando para tomar uma xícara de café e começar a suar? #partiutreino
—