Dia do Engenheiro Agrônomo: a importância do profissional na indústria cafeeira

Celebrado no dia 12 de outubro, a data tem o objetivo de ressaltar a relevância da profissão, que assegura a saúde da plantação e contribui com a produtividade

Dia do Agrônomo
Crédito: Freepik
11/10/2021
Publicado em

Dia 12 de outubro é comemorado no Brasil o Dia do Engenheiro Agrônomo, profissional responsável por planejar, organizar e cuidar da manutenção dos processos agrícolas. Como parte dessa celebração, o Jornal do Café dedica essa edição a explicar como a profissão é essencial na indústria cafeeira, assegurando a saúde da plantação e contribuindo com a produtividade.

Cultivar café, ou qualquer outro produto, é mais complexo do que simplesmente colocar as sementes na terra e regar. Envolve inúmeros processos, estudos e tecnologia para viabilizar uma boa colheita. As técnicas que antecedem o plantio, o combate às pragas e parasitas, o armazenamento e o desenvolvimento de soluções para os produtos de origem vegetal e animal são funções desempenhadas pelo engenheiro agrônomo.

Toda a sua formação e o conhecimento acumulado em biotecnologia faz com que o profissional esteja apto a levar a sua experiência nos laboratórios para o campo. Além disso, ele é capaz de unir ciências humanas, exatas e biológicas para mapear os aspectos ambientais, climáticos, geográficos, sociais e técnicos de uma produção, agregando segurança.

Leia mais – ABIC, em parceria com Instituto Axxus, divulga pesquisa “Hábitos e preferências dos consumidores de café no Brasil

Na medida em que o agronegócio foi se tornando cada vez mais participativo na economia nacional, o papel do engenheiro agrônomo também foi valorizado. Esse fator foi fundamental para que o país se tornasse o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O fato é que a profissão foi transformada com o avanço das tecnologias, requerendo mais habilidades para atender uma demanda cada vez mais exigente. Hoje em dia, a busca por produtos que obedeçam a boas práticas de produção e que estejam alinhados com os conceitos e diretrizes da sustentabilidade é cada vez mais comum. Por outro lado, suprir a necessidade de um mercado consumidor que só cresce também é um desafio e tanto.

A tendência é que para o futuro, a profissão ganhe cada vez mais importância. O Brasil possui um enorme potencial produtivo, o que faz do engenheiro agrônomo uma peça chave para aumentar a produtividade e garantir, de forma sustentável, a possibilidade de uma alimentação segura e saudável para todos. 

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em nome de todos os seus associados e colaboradores, parabeniza todos os engenheiros agrônomos do país!

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: