No último dia 15 de outubro, foi comemorado o Dia do Consumo Consciente. A data foi criada em 2009 e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade quanto aos problemas socioambientais que padrões atuais de produção e consumo vem causando ao planeta Terra e aos próprios seres humanos, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
A ABIC, que carrega em seus pilares o tema da sustentabilidade, desde 2007, trabalha com o Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, cujo foco é estimular o consumo consciente. Outro passo importante da Associação a favor da sustentabilidade, foi a adesão, no início de 2022, à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas (ONU). Com isso, a entidade deverá reportar, anualmente, o progresso em relação aos princípios, estimulando a evolução constante de práticas internas de sustentabilidade.
É nesse contexto que a Associação, em comemoração à data “Dia do Consumo Consciente”, apresenta os resultados do Ecossistema ABIC instalado na Casa Santa Luzia, em São Paulo (SP).
[Você sabe como fazer o descarte correto das cápsulas de café? Leia mais!]
Mensalmente, a quantidade de cápsulas entregues pelo consumidor aumenta. O último balanço, realizado em setembro, aponta que já foram devolvidas 600kg de cápsulas pós-consumo, com um índice de rejeito inferior a 0,12%.
Conheça o Ecossistema ABIC
O Ecossistema ABIC, em parceria com a Cognitivos, é um programa de logística reversa que recebe e dá destinação ambientalmente correta a cápsulas de café e multibebidas usadas de todas as marcas e pode ser acessado quando o consumidor vai ao mercado fazer suas compras.
O programa se une aos 86% dos brasileiros que afirmam desejar reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente (Pesquisa de 2021 do Akatu e GlobeScan).
Redação: Usina da Comunicação
Com colaboração de Paula Tavares