Após um longo período de isolamento social, com o avanço da vacinação e com a queda na taxa de transmissão da Covid-19, as pessoas estão voltando à vida “normal”. O mesmo vale para a rotina de exercícios físicos, o que motiva muitas pessoas a recuperarem o tempo perdido.
Você sabia que o café pode auxiliar nessa retomada? Além de prover energia, ele também auxilia na perda de peso. É o que mostra um estudo realizado pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition, cujo resultado atestou que ingerir a bebida meia hora antes de praticar atividades físicas aeróbicas aumenta a taxa de queima de gordura.
Isso acontece pois a cafeína otimiza o processo de utilização de gordura, o que aumenta a capacidade máxima do metabolismo em oxidá-la. Dessa forma, há um ganho significativo na intensidade de esforço, já que a energia é proveniente dos lipídios metabolizados.
A escolha do horário pode interferir na performance
Ainda segundo o estudo, o horário escolhido para praticar os exercícios pode interferir no desempenho. Os pesquisadores descobriram que os efeitos da cafeína são mais eficazes durante a tarde do que no período da manhã, mas ressaltaram que a queima acontece independentemente do horário.
Ademais, o café ajuda na eficiência com que o nosso organismo queima a gordura, o que potencializa o rendimento.
Leia mais – Saiba como consumir café sem temer o escurecimento dos dentes
Benefícios da cafeína para os praticantes de exercícios
A cafeína é a substância mais importante presente no café, responsável por prover inúmeros benefícios à saúde. Quando o assunto é atividade física, ela é uma forte aliada. Diminui a percepção de esforço ao atuar no sistema nervoso central, bloqueando os receptores de adenosina. Além disso, evita a fadiga muscular ao estimular a produção de acetilcolina e dopamina.
Outra vantagem da cafeína, para aqueles que mantêm uma rotina de exercícios, é o aumento da disponibilidade de oxigênio para o tecido muscular. Dessa forma, o corpo utiliza a gordura como substrato energético, o que melhora a performance.
A substância também é uma ótima fonte de energia, uma vez que provoca estado de alerta quando entra em contato com o sistema nervoso. O praticante, então, melhora o rendimento e ganha mais disposição. O estado de alerta, por outro lado, faz com que a mente fique mais atenta e concentrada, o que evita a chance de lesões físicas.