O café espresso é bastante popular no mundo, mas, principalmente no Brasil. Delicioso e com um rápido modo de preparo, é ideal para as pessoas que possuem um estilo de vida corrido, mas que não abrem mão de apreciar a bebida.
Nesta matéria do Jornal do Café você poderá conhecer um pouco mais sobre a sua origem e características, além de aprender a prepará-lo de forma simples e saborosa.
Origem
O café espresso surgiu na Itália do Século V, onde foi inventado por Luigi Bezzera. A origem do nome está ligada à compactação do pó de café utilizado no preparo e ao fato dele ser extraído sob pressão, e não à velocidade, como alguns acreditam.
Uma curiosidade interessante refere-se a grafia da palavra. Embora muitas pessoas escrevam expresso, com X, a forma correta é espresso, já que deriva da língua italiana.
Características
Esse método é para quem gosta de textura e de explosão de sabores, já que ele potencializa as características do café. O modo de extração é feito por pressão (é daí que vem o nome) e, em pouco tempo, de 20 a 30 segundos. Com isso, é possível obter uma bebida mais encorpada e com a presença de “crema” na xícara, responsável por preservar o aroma.
Outra característica importante está relacionada com os grãos utilizados no preparo. A moagem (média para fina) deve ser feita na hora, o que intensifica ainda mais o sabor e aquele cheirinho característico.
Dica: é importante respeitar a moagem adequada, média para fina. Caso contrário, grãos muito finos ou muito grossos podem deixar o café fraco demais ou com gosto amargo.
Vantagens do café espresso
- Preparo rápido e simples (menor chance de erro)
- Temperatura e qualidade (preparado no momento em que será consumido/não fica frio)
- Sabor e aroma intensos
- Praticidade e rapidez (pode ser preparado e consumido em um curto intervalo de tempo)
- Benefícios para a saúde
- Ganho de energia/pausa na rotina
Leia mais – Veja dicas de consumo e preparo do café
Aprenda a preparar um delicioso café espresso
Você vai precisar de 30 ml a 50 ml de água e 7,5 gramas de café. É necessário que a água esteja a 90ºC de temperatura. A máquina do café, profissional ou semi-profissional, precisa estar a 9 (nove) bar de pressão, e o tempo de infusão é de 25 segundos.
Um indicativo da qualidade da bebida é o creme, que deve ser consistente e de cor caramelo. Ele serve para manter a temperatura da bebida e preservar seu aroma.
Aproveite o seu delicioso café espresso!
—