Ao lado da água, o café é a bebida mais consumida pelos brasileiros. Seja qual for a hora do dia, uma boa xícara sempre cai bem. Mais do que apenas um alimento, consumi-lo se tornou um ritual, sinalizando um momento específico da rotina.
Por isso, beber café virou algo muito especial. São várias as produções audiovisuais que colocam essa prática como um símbolo importante para algum personagem, para a trama como um todo, ou só para apontar uma cena como uma situação de confraternização. Na série Twin Peaks, por exemplo, uma das principais características do protagonista, Dale Cooper, é o apreço por uma boa xícara de café, com a frase “damn good coffee” se tornando uma das mais lembradas pelos fãs.
E, a fim de te deixar por dentro das séries e filmes que trazem a bebida como temática, o Jornal do Café preparou uma lista com cinco indicações onde o café é tema central para a trama. Confira abaixo!
5 produções cinematográficas com café
Café com Aroma de Mulher
Refilmagem de uma novela colombiana de mesmo nome produzida em 1994, a nova versão acompanha Gaivota (Laura Londoño), uma jovem pobre que, junto com a mãe, compra café para vender e ganhar a vida. Mas após salvar o grande fazendeiro Otávio Vallejo (Luis Eduardo Motoa) de um sequestro, ele a promete um hectare de terra para que a mãe e ela possam cultivar o próprio café.
Porém, o destino atrapalha os planos quando o empresário acaba morrendo inesperadamente. Agora, Gaivota precisa convencer a família de Otávio a honrar a promessa do falecido, mas a situação se torna mais complicada do que ela esperava. Durante esses encontros, Gaivota conhece Sebástian (William Levy), o filho mais novo de Otávio, e os dois acabam desenvolvendo uma paixão quase imediata.
Sobre Cafés e Cigarros
Longa de 1986, dirigido por Jim Jarmusch. O filme é composto de 11 curtas-metragens sobre diversos personagens que, bebendo café e fumando cigarros, discutem os mais variados temas, tais como picolés com cafeína, Abbott & Costello, a ressurreição de Elvis Presley, a forma correta de se preparar um chá inglês, as invenções de Nikola Tesla, desentendimentos familiares, Paris nos anos 1920, rock, hip hop e o uso da nicotina como inseticida.
Café com Canela
Filme brasileiro de 2018, dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio. Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) se separa do marido Paulo, se isola da sociedade e perde o contato com os amigos e pessoas próximas. Um dia, uma ex-aluna, Violeta (Aline Brunne), bate à sua porta. Com cada visita para tomar um café, Violeta busca resgatar sua antiga professora da depressão.
Onde Tudo Acontece
Comédia de 2007, dirigida por John Cosgrove. A produção acompanha a vida agitada de jovens que trabalham em uma famosa cafeteria em Londres. Enquanto servem café para seus clientes, os funcionários também tentam resolver os seus dramas pessoais.
Caffè Sospeso
Este documentário traz uma reflexão sobre a socialização resultante do ato de tirar um tempo para o café, como uma desculpa para um encontro ou uma conversa. A obra discute a tradição de deixar a bebida paga para outra pessoa, observando relações espontâneas e pessoas comuns, como clientes, baristas e donos de cafeterias.
Redação: Usina da Comunicação.