Confira destaques da abertura do 28º ENCAFÉ

ABIC dá início ao maior e melhor evento da indústria cafeeira

28º Encafé abertura
Imagem: Juliana Bizzo
24/11/2022
Publicado em

Ontem, dia 23/11, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) deu início a 28ª edição do Encontro Nacional do Café, um dos eventos mais importantes do segmento, após dois anos de ausência por conta da pandemia. Até o dia 27 de novembro, os participantes terão acesso a palestrantes renomados, como Ricardo Amorim, Roberto Rodrigues, Walter Longo e outros,  além de palestras e workshops com conteúdos exclusivos sobre o setor.

Confira destaques da noite de abertura

A mesa da cerimônia de abertura do ENCAFÉ contou com importantes nomes do setor cafeeiro, como Fábio Sato, presidente da ABICS, Vinicius Estrela, Diretor executivo da BSCA, Silvio Farnese, Diretor do Ministério da Agricultura, Marcos Matos, Diretor geral da CECAFÉ, Silas Brasileiro, Presidente do CNC, Pedro Tambellini, Superintendente executivo da Caixa Econômica Federal, Antônio Fernando Guerra, Diretor geral da EMBRAPA Café e Carmen Souza, gestora Nacional de Projetos do Segmento de Café do Sebrae.

Em sua fala de introdução, Celírio Inácio, Diretor executivo da ABIC, ressaltou que o evento é carbono neutro, garantindo que toda emissão gerada pelo Encontro será compensada, devido ao apoio de projetos sustentáveis certificados.

Celírio Inácio (Imagem: Juliana Bizzo)

Pavel Cardoso, Presidente da Associação, reforçou o slogan do evento, “Reconectar para transformar e inovar”, destacando a satisfação de rever amigos devido ao retorno a modalidade presencial, para que todos possam transmutar os negócios do setor. Cardoso abordou o momento de transformação do mercado, com a indústria nacional somando R$15 bilhões de vendas em 2021, com expectativa para o ano atual de mais de R$20 bilhões, algo somente possível pelo esforço da ABIC em garantir um consumo de qualidade, agindo contra a fraude e a favor do aumento do consumo per capita, que se aproxima dos 5kgs: “Podemos afirmar com orgulho que temos o maior programa de aumento de consumo do mundo, o maior e mais amplo Programa de Qualidade da história na indústria de alimentos do Brasil e o maior e mais bem-sucedido programa de autorregulamentação na indústria de alimentos”.

Pavel Cardoso (Imagem: Juliana Bizzo)

Nova fase do mercado

A Portaria 570, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado, representa, na visão do Presidente, uma nova etapa para toda a indústria, que sempre lutou pela qualidade do seu produto: “Acredito que nossos Associados serão protagonistas neste novo momento, pois, ela abrirá os horizontes do café brasileiro para o mundo. Iniciaremos uma nova corrida no pódio da qualidade”.

Nesse contexto, Cardoso declarou ser necessário mais esforços para exportar o café como produto acabado e com maior valor agregado. A Associação possui o papel de construir pontes para concretizar esse cenário, como a assinatura, em julho deste ano, de uma carta promissória com a Zona Industrial Khalifa(KIZAD), em Taweelah, nos Emirados Árabes, cujo o escopo visa incentivar as indústrias brasileiras a realizarem negócios com baixas restrições tarifárias no continente asiático.

Com seu discurso, o Presidente enfatizou o ENCAFÉ como um momento enriquecedor, onde todos trabalharão juntos para aumentar as possibilidades do segmento nesse novo cenário que se apresenta.

Trabalho de pesquisa cafeeira foi destaque

Silas Brasileiro falou sobre o trabalho da ABIC em aprimorar o café oferecido aos brasileiros: “Se antes bebíamos café por hábito, agora, bebemos por prazer”. Ele atribuiu essa conquista também ao trabalho de pesquisa realizado pelo segmento, tornando o grão brasileiro mais competitivo, produzindo mais, com menor custo e maior qualidade.

A declaração de Brasileiro foi reforçada por Fernando Guerra: “Gerar tecnologia é causar inovação do mercado, por isso, toda a indústria deve se unir para financiar a pesquisa.”

Um evento sobre união

Farnese, concluindo as falas da noite, parabenizou a Associação pela organização do evento: “A grandeza do ENCAFÉ se dá por reunir pessoas dispostas a se integrar, mostrando o dinamismo do mercado cafeeiro, facilitando as tratativas necessárias para a cadeia produtiva.”

Cardoso cortou a fita dando início à exposição de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços. Em seguida, aconteceu o coquetel de confraternização. 

Acompanhe a cobertura completa do ENCAFÉ aqui no Jornal do Café.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: