Não é somente na mesa dos consumidores que o café faz muito sucesso. Afinal, o grão desperta o interesse da comunidade científica por causa dos seus benefícios para a saúde e das inúmeras propriedades que ele possui. O Jornal do Café apurou e listou as vantagens da bebida para quem pratica esporte. Os benefícios são tantos, que preparamos uma matéria focada no tema.
Ganho de energia e disposição
O consumo de café é muito associado ao ganho de energia em função da cafeína, principal substância da bebida, que provoca estado de alerta quando entra em contato com o sistema nervoso. Dessa forma, o atleta melhora o rendimento e passa a ter mais disposição.
Estudo realizado pela Embrapa Café mostra que, além da cafeína, o alimento é rico em vitaminas, potássio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, compostos antioxidantes e diversos outros minerais, o que melhora o desempenho físico.
Potencializa a performance
O Instituto de Neurologia Deolindo Couto, órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou uma pesquisa que mostra como a cafeína afeta o desempenho durante a atividade física. Durante a realização do estudo, os participantes que tomaram café diariamente durante os treinos conseguiram reduzir a sensação de fadiga.
Ademais, conclui-se que o estado de alerta provocado pela bebida ajuda a fortalecer os músculos, o que contribui para a execução de exercícios de força. Como resultado, os atletas aumentaram as cargas e o número de repetições das atividades.
Perda de peso
Além do ganho de energia, o café ajuda a emagrecer. A cafeína (olha ela aí novamente) possui um papel essencial nesse processo, pois ajuda a quebrar a gordura acumulada e, posteriormente, joga a mesma na corrente sanguínea, onde ela é queimada. Além disso, a bebida estimula a ação dos músculos durante os exercícios prolongados, fazendo com que eles utilizem a gordura como fonte de energia, ao invés dos açúcares retirados dos carboidratos.
Leia mais – Café e gastronomia: cinco receitas à base do grão
Melhora no foco
Dentre as inúmeras vantagens oferecidas pelo alimento, a melhora no foco é uma das mais apreciadas pelos atletas. Como citado acima, a cafeína estimula o estado de alerta. Essa característica é benéfica para a mente, que fica mais atenta e concentrada, o que evita a chance de lesões físicas.
Café antes ou depois da atividade física?
Essa dúvida aflige muitos praticantes de esporte. O Jornal do Café pesquisou e descobriu que segundo um estudo publicado pela Universidade de Granada (Espanha) no Journal of the International Society of Sports Nutrition, o ideal é ingerir uma xícara de café forte de 30 a 60 minutos antes dos exercícios. Esse hábito é suficiente para perceber os ganhos para o organismo.
Nada de excesso
Embora a bebida seja rica em benefícios para o corpo e para a mente, isso não significa que ela deva ser ingerida em excesso. Beber café de maneira excessiva não irá melhorar o seu desempenho, mas sim prejudicá-lo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o ideal é consumir entre três e quatro xícaras por dia. Doses exageradas podem atrapalhar o sono (essencial para os praticantes de esporte) e desregular o organismo.
Confira o estudo da Embrapa Café: