Canéfora Paulista: Estado realiza a primeira prova de cafés do tipo C. Canephora

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, o concurso tem o objetivo de educar os produtores em prol de mais qualidade para o produto final

imagem Canéfora Paulista
Crédito: Divulgação
04/11/2021
Publicado em

O Estado de São Paulo, em parceria com a sua Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza hoje (04/11) a Canéfora Paulista, primeira prova de cafés do tipo C. Canephora da sua história. 

O concurso, previsto para começar às 8h, no Polo Regional Alta Paulista, localizado no município de Adamantina, tem o objetivo de avaliar a qualidade do produto paulista e incentivar que os produtores utilizem práticas de manejo, colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento visando a qualidade do produto final.

Segundo os organizadores, grande parte das indústrias brasileiras que utilizam o café canéfora como matéria-prima estão sediadas no estado, o que justifica a preocupação com a qualidade. Ao total, 24 produtores participam da Canéfora Paulista. Foram 28 amostras recebidas de 13 diferentes municípios paulistas. 

O evento contará com a participação de pesquisadores do IAC, APTA Regional e Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), além de técnicos da CATI. Ademais, um degustador do Sindicafé também estará presente.

Leia mais – ABIC marca presença na Rio Coffee Nation para mostrar como os consumidores podem reconhecer a qualidade do café

Café Canéfora

O Café Canephora (Coffea canephora) é uma espécie de café originária da África Ocidental. O Brasil é um dos principais produtores dessa variedade no mundo. Antigamente, era muito utilizado na produção do café solúvel. 

Hoje, a sua funcionalidade se expandiu e ele se tornou matéria-prima para inúmeros produtos que agregam valor na mesa dos consumidores. Podemos encontrá-lo no cafezinho espresso, na cápsula ou nas bebidas geladas com café.

Acesse o Jornal do Café e fique por dentro das novidades sobre o grão

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: