Os amantes de café possuem diversos utensílios à sua disposição para fazer a bebida. Coada, expresso, em cápsulas, cada uma com a sua particularidade, evidenciando um ou outro aspecto do alimento.
A cafeteira italiana é uma das formas mais clássicas para preparar café em casa. Sem muito mistério, ela serve uma xícara quentinha e saborosa a qualquer momento, além de ser uma linda decoração para o seu cantinho do café.
O utensílio, também chamado de cafeteira moka, foi invenção do italiano Alfonso Bialetti, lançada em 1933. Antes do produto se tornar popular, era muito comum tomar café do tipo expresso em ambientes coletivos, como as cafeterias. A bebida era consumida de forma rápida para que os trabalhadores pudessem voltar ao trabalho energizados e prontos para encarar o dia, o que acontece até hoje. A novidade permitiu um preparo similar ao expresso, mas que pode ser feito de forma fácil e no conforto de casa.
[French press: o que é e como usar o utensílio?]
Após a Segunda Guerra Mundial, onde foi muito usado por soldados, o aparelho se espalhou pelo sul da Europa e se tornou o principal meio de fazer café na região. O seu design é tão famoso que chega a ser exibido em alguns museus, como o Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, no Museu do Design e Museu da Ciência, ambos em Londres.
Como funciona a cafeteira italiana
Inicialmente, ela foi projetada para ser utilizada no fogão, mas já existem modelos elétricos. De modo geral, a cafeteira italiana funciona como uma mini máquina de espresso caseira. Sua estrutura possui três partes principais: o reservatório inferior, onde se coloca água e a pressão é criada, funil, local do pó, e o recolhedor, onde a bebida vai sair após pronta.
Para fazer o seu café, adicione água no compartimento de baixo da cafeteira até a altura da válvula de segurança, em seguida, coloque o pó no funil. Não é necessário pressioná-lo, é recomendado uma moagem média. Rosqueie a parte superior e coloque em fogo baixo. Quando o café começa a subir, a moka emite um som característico, como um gorgolejo. Após finalizar, basta servir.
O preparo dura aproximadamente três minutos, e o resultado é uma bebida encorpada e forte, similar a um café expresso, mas requer cuidado para não queimar o café durante o processo. Fique atento e aproveite!
Redação: Usina da Comunicação.