Nada melhor do que um café feito na hora. O aroma, o sabor do alimento fresquinho, poucas coisas superam a bebida consumida assim que pronta. No entanto, isso nem sempre é possível, e, de um dia para o outro, aquele restinho que ficou na garrafa é reaproveitado.
Mas, tomar café requentado não é a forma mais saudável de consumi-lo, pois, há alteração de modo significativo das propriedades do alimento. A bebida “requentada” já passou por um intenso processo de oxidação, que ocorre quando a matéria orgânica está em contato com o oxigênio. Por conta disso, características de aroma e sabor são perdidas, prejudicando a experiência. Esse processo se acelera quando ele está adoçado, já que o açúcar colabora com a oxidação.
[Café cremoso: saiba como fazer!]
Café requentado faz mal à saúde?
Além de prejudicar a experiência sensorial, existe algum outro risco relacionado a requentar café? A curto prazo, muitos consumidores relatam sentir dores de cabeça, azias e até tonturas. Isso se deve a sensibilidade do estômago a alimentos oxidados. Deve-se tomar cuidado também com a temperatura, visto que alimentos muito quentes podem causar mal-estar.
Em entrevista para o site Inverse, o professor de química da Universidade de Oregon, falou sobre as desvantagens de não tomar café fresco, explicando que, como todo produto, a bebida se deteriora com o passar do tempo. Aquecer a bebida novamente acelera esse processo, já que o calor destrói os compostos químicos responsáveis pelo gosto da bebida: “Os humanos têm paladares extremamente sensíveis para certas substâncias, então, é bem provável que o sabor fique perceptivelmente negativo após uma visita ao micro-ondas.”
Café requentado perde cafeína?
Um mito relacionado à prática diz respeito à quantidade reduzida de cafeína ao reaquecer o café. Hendon afirma que isso não é possível, pois requer um calor de 170 graus célsius, muito além do que um micro-ondas pode alcançar: “A cafeína não é muito reativa, é uma substância estável, dificilmente afetada por esse processo”, afirma o professor.
Apesar de não ter riscos à saúde, não é recomendado tomar café requentado. Procure dar preferência à bebida fresca, para o bem do seu paladar.
O que fazer com o café requentado?
Todos esses aspetos não significam que a bebida perca totalmente sua utilidade após esfriar. Para evitar o desperdício, o Jornal do Café separou essa receita de suco de laranja com café. Confira!
Ingredientes:
500 ml de suco de laranja;
05 a 06 cubos de gelo de café (congele o café coado);
03 colheres (sopa) de creme de leite;
03 colheres (sopa) de açúcar (ou adoçante).
Modo de fazer:
Basta colocar os ingredientes no liquidificador e bater bem até triturar o gelo. Em 10 minutos, você estará com um delicioso drinque em mãos, dando utilidade ao que seria jogado fora!