Café e história: 4 locais históricos para tomar café em Curitiba

Explore a cidade de Curitiba com esse guia de locais históricos

Cafeterias em Curitiba
Crédito: Pixabay
02/09/2022
Publicado em

Que tal sair da rotina em busca de um bom café? O Jornal do Café vem explorando diversas cafeterias para você conhecer nas grandes cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, trouxemos um guia para Curitiba, capital do estado do Paraná. 

Confira quatro cafeterias históricas para descobrir em Curitiba

Café do Paço

Café do Paço (Crédito: SESC)

Cheio de adornos, o edifício foi construído em 1916 para abrigar a primeira sede da prefeitura de Curitiba. A construção, nos estilos neoclássico e art nouveau, abriga um centro cultural e o Café do Paço, café escola do SESC. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi restaurado em 2009, porém manteve as características originais, desde a escadaria de madeira, passando pelas salas com janelas altas até a torre que abriga a entrada da cafeteria. 

A ambientação do espaço em madeira mantém o clima do prédio histórico de forma intimista e aconchegante. O Café do Paço serve diferentes tipos de cafés sofisticados, além de doces e salgados finos, e está localizado na Praça Generoso Marques, 189. O local também conta com apresentações musicais.

MON Café

MON Café (Imagem: Unsplash)

Que tal degustar uma xícara de café em um local arquitetado por Oscar Niemeyer? No MON Café isso é possível. O prédio é um ícone modernista e foi eleito em 2014 pela rede norte-americana CNN como um dos 20 lugares mais bonitos do Brasil. O anexo principal de linhas retas foi projetado no final da década de 1960 e inaugurado em 1978 com o nome de Edifício Presidente Humberto Castelo Branco.

O café está localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer, na Rua Marechal Hermes, 999.

[Vale do Café: três motivos para visitar]

Zucker Café

Zucker Café (Imagem: Facebook)

Com toalhas quadriculadas enfeitando as mesinhas colocadas na rua, o Zucker Café fica dentro do Cenáculo da Igreja da Ordem. O local é o templo católico mais antigo de Curitiba, construído por imigrantes portugueses e concluído em 1737. Recebeu o nome atual após a chegada da Ordem de São Francisco em Curitiba, no ano de 1746. Foi tombado nos anos 60.

O estabelecimento é especializado em receitas austríacas e oferece tortas como apfelstrudel (torta de maçã com amêndoas e passas) ou a torta sacher, que leva chocolate meio amargo e damasco.

Marbô Bakery

Marbô Bakery (Imagem: Divulgação)

A Marbô Bakery tem destaque tanto pela gastronomia, quanto pela arquitetura. Construída em 1953 pelo arquiteto Lolo Cornelsen, a casa em estilo modernista Medoro Belotti, é uma das primeiras da corrente arquitetônica em Curitiba. É considerada uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela Prefeitura de Curitiba.

Considere esses lugares no seu roteiro! Nada melhor do que tomar um bom café em espaços tão especiais.

Com informações da Gazeta do Povo.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: