Comemorando os dez anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Associação apresenta as suas principais estratégias para sustentabilidade
Há 47 anos atuando no universo do agronegócio café, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) se esforça diariamente para promover o crescimento do setor, estimulando o consumo e garantindo a pureza e a qualidade da bebida através dos seus programas de certificação, que são internacionalmente reconhecidos. Alinhada com os valores da sustentabilidade, a instituição entende a importância de preservar o meio ambiente e de incentivar em toda a cadeia produtiva tenha uma consciência sustentável.
Em 2020, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que transformou a forma com que o país lida com o lixo e resíduos, estabelecendo que os setores públicos e privados reduzam a geração dos seus resíduos e sejam transparentes quanto ao gerenciamento destes, completa dez anos. Instituída em agosto de 2010, a lei representa um avanço significativo no enfrentamento à poluição, um dos principais problemas ambientais que acometem o Brasil. Em conformidade com o tema, a Associação decidiu apresentar as iniciativas sustentáveis que desenvolveu ao longo desse período com foco em ações de conscientização e suporte a associados e consumidores, divulgando a PNRS e temas relacionados.
Palestra Encafé – Encontro anual dos Associados ABIC
Durante a edição de 2019 do Encafé, na palestra “Logística Reversa, sua empresa está preparada?”, a ABIC, em parceria com a EuReciclo, apresentou um panorama geral da agenda regulatória e os desafios para o gerenciamento de resíduos sólidos, implantação de sistema de logística reversa, modelos e soluções existentes.
Logística reversa e reciclabilidade de embalagens
O café é amplamente consumido em território nacional, seja em embalagens flexíveis cápsulas, vidro, ou latas, estando presente em 97% dos lares brasileiros. Porém, o que acontece com as embalagens após o uso? Com o objetivo de garantir a coleta e a destinação final ambientalmente adequada, foi produzido um material para estimular a adesão dos associados à logística reversa.
Em parceria com a Terphane, a ABIC também realizou o Webinar Soluções de Embalagens Sustentáveis Para o Mercado de Café, em junho deste ano, com o intuito de apresentar embalagens com maior reciclabilidade e menor impacto ambiental. Foram apresentados filmes com conteúdo reciclado e filmes biodegradáveis.
Programa Cafés Sustentáveis do Brasil
Uma das primeiras ações encabeçadas pela organização foi a inauguração, em 2007, do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil. O objetivo deste selo de certificação é garantir produtos com rastreabilidade assegurada desde o cultivo até a industrialização, o que o torna único no mundo. Os cafés são produzidos com os grãos provenientes das fazendas certificadas quanto à sustentabilidade, oferecendo responsabilidade ambiental e respeito ao produtor. O processo de industrialização também é auditado quanto às boas práticas de fabricação e segurança o alimento.
Informação: semeando ideias sustentáveis
Através das redes sociais e do Jornal do Café (jornaldocafe.com.br), site exclusivo da ABIC que disponibiliza dados atualizados e as informações mais relevantes do setor, a instituição também vem desenvolvendo um importante canal de comunicação. Essas plataformas permitem que conteúdos referentes ao tema sejam abordados de maneira clara e educativa.
“É importante saber se as informações que estamos disponibilizando estão chegando aos associados e aos consumidores, e se eles estão entendendo o recado que queremos passar. A ABIC acredita na escolha consciente e nas boas práticas que permeiam a indústria. Gosto de lembrar que a consciência ambiental se inicia no campo, vai até a xícara e se estende por todo o ciclo de vida do produto”, destaca Paula Tavares, Consultora em Sustentabilidade da ABIC.
A Associação trabalha ações de comunicação relacionadas à sustentabilidade com base na abordagem social, ambiental e econômica. Seja através das redes sociais, no site da entidade, de comunicados internos ou campanhas, a ABIC foca ações que estimulem a reciclagem, reuso e o consumo consciente, além de estabelecer parcerias.
Assessoria de Comunicação ABIC – Usina da Comunicação