No terceiro dia do Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), os participantes desfrutaram de uma agenda repleta de atividades. Na Arena do Conhecimento, o público conheceu um pouco mais sobre os diferentes perfis de torra e foi apresentado a cápsula de café com uma proposta sustentável. Ainda foi possível esclarecer dúvidas sobre a Portaria 570, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Continuação Curso de Torra CARMOMAQ
O Curso de Torra CARMOMAQ, teve continuidade com o professor Leandro Carlos Paiva, responsável pela parte prática do workshop. Na dinâmica, o público, de aproximadamente 30 pessoas, degustou os diferentes tipos de torras. “Blend é uma forma da gente fazer um processo de melhoria do café que é entregue ao consumidor final. Com o blend de torra fazemos perfis diferentes para cada café”, explicou o palestrante.
Uma cápsula para cada mercado
Outro curso que também aconteceu no terceiro dia de atividades foi o “Uma cápsula para cada mercado”, conduzido por Laurent Lombard, da Capsul’In. Durante o encontro, os participantes manusearamos os produtos da marca, que são 100% biobased e sustentáveis.
Dúvidas e esclarecimentos – portaria 570 – ABIC E MAPA
A Arena do Conhecimento ofertou aos apresentes o painel “Dúvidas e esclarecimentos Portaria 570”, com Hugo Caruso, Auditor Fiscal Agropecuário, Elton Massarollo, Auditor Fiscal Federal Agropecuária, e Felipe Moreira, Advogado da ABIC. Ao longo da palestra, foi debatido o que estabelece a portaria e os benefícios da regulamentação para a indústria cafeeira.
“Entre os benefícios da Portaria 570, destaco a possibilidade de definir preços de qualidade em função dos níveis alcançados, a harmonização dos conceitos, a transparência e a competitividade na comercialização e a facilitação da oferta do produto”, salientou Caruso.
Redação: Usina da Comunicação