Lançado em setembro de 2017, o aplicativo “De Olho No Café”, é um sucesso, como demonstram os números. A ferramenta já foi baixada em 1.680 aparelhos de celular e já recebeu quase 7 mil consultas de consumidores de praticamente todo o País, e mesmo alguns do exterior, que queriam saber sobre a certificação das marcas, verificar o tipo de certificação e denunciar fraudes ou uso indevido dos selos.
O projeto, apesar de recente, conta com 310 empresas cadastradas, que registraram 2.046 códigos de barras e que podem ser consultados com facilidade através do aplicativo.
Segundo o Instituto Totum, agência certificadora dos programas da ABIC e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, 36 marcas foram denunciadas à entidade para as providências cabíveis.
Para o diretor do Totum, Fernando Lopes, o uso da tecnologia digital aproxima da ABIC aqueles apreciadores de cafés antenados na tecnologia e que querem praticidade e rapidez para consultar a certificação do produto. É um grande avanço no respeito ao consumidor e no relacionamento com os apaixonados pela bebida, complementa Lopes.
O aplicativo também abre inúmeras possibilidades de comunicação entre os consumidores, às indústrias e a própria ABIC. Inclusive, o usuário pode fotografar a embalagem e enviar para a entidade.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou na Play Store. Ele permite a qualquer consumidor consultar em tempo real se os produtos disponíveis nos pontos de vendas são certificados pela ABIC.