O Diretor Executivo da ABIC, Celírio Inácio da Silva, recebeu no último dia 09 Vanusia Nogueira, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA e candidata brasileira à vaga de Diretora Executiva da Organização Internacional do Café – OIC para um almoço na sede da Associação.
“Ela é uma pessoa que entende muito de café, vem de uma família de cafeicultores. Assumiu a BSCA trazendo informações relevantes e novidades para a cafeicultura brasileira. A ABIC apoia e entende que a Vanusia representará com excelência a cafeicultura brasileira. Temos certeza que ela irá agregar ainda mais valor para a imagem do café no mundo”, afirma Celírio Inácio.
Experiência na cafeicultura
A executiva nasceu em Minas Gerais e é filha e neta de produtores. É doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). É formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.
Vanusia Nogueira tem longa caminhada na cafeicultura. É muito conhecida no universo do café e se destaca pela sua firme postura diante dos desafios.
Sobre a OIC
A Organização Internacional do Café (OIC) é a principal entidade intergovernamental para o café, reunindo governos exportadores e importadores para enfrentar os desafios do setor cafeeiro mundial por meio da cooperação internacional. Seus Governos Membros representam 98% da produção mundial de café e 67% do consumo mundial.
A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente de mercado para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor.
A OIC foi estabelecida em Londres, em 1963, sob os auspícios das Nações Unidas, devido à grande importância econômica do café. Administra o Acordo Internacional do Café (AIC), importante instrumento de cooperação para o desenvolvimento. O último Acordo, o AIC de 2007, entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2011.
—