A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) participou, na segunda-feira (22/11), do almoço de comemoração da Rio Indústria – Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Autoridades políticas, supermercadistas e empresários foram convidados para a apresentação do levantamento sobre o setor industrial fluminense e das previsões do desenvolvimento econômico do estado para 2022.
Celírio Inácio, Diretor Executivo da ABIC, esteve presente no evento e destacou o comprometimento da Rio Indústria com o desenvolvimento do setor: “Eles vão continuar trabalhando para que o Estado do Rio de Janeiro dê respaldo às indústrias que aqui já estão, fazendo com que elas sejam mais valorizadas”.
De acordo com a Associação, a indústria responde por 24% da economia do Rio de Janeiro, sendo a segunda mais importante do país. São 25 mil plantas industriais dos mais diversos portes distribuídas por todas as regiões.
Segundo Sérgio Duarte, Presidente da Rio Indústria, “há otimismo em relação ao setor para o ano de 2022, muito por conta da entrada do Rio no novo Regime de Recuperação Fiscal e outras iniciativas”.
Políticos cariocas trabalham em prol do setor
O presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, destacou projetos que estão sendo discutidos na Casa sobre o desenvolvimento econômico estadual, como o Fundo Soberano. De acordo com o deputado, a iniciativa vai promover a reestruturação da economia fluminense e incentivar potenciais regionais.
A Casa deve votar, ainda nesta semana, o projeto de lei da Liberdade Econômica, que tem o objetivo de desburocratizar o ambiente de negócios no município. Também estiveram presentes diversos parlamentares, secretários municipais e estaduais, além do presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado.
—