ABIC participa de encontro diplomático sobre desafios da cafeicultura no Palácio do Itamaraty

O Presidente e o Diretor Executivo da Associação estiveram presentes no evento que marcou o lançamento da candidatura brasileira à diretoria executiva da Organização Internacional do Café

Texto ABIC Itamaraty. Legenda - Celírio Inácio e Ricardo Silveira
Crédito: Divulgação
13/12/2021
Publicado em

O Presidente, Ricardo Silveira, e o Diretor Executivo, Celírio Inácio, da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) estiveram presentes, no dia 06/12, em um encontro que reuniu embaixadores de 37 países produtores e consumidores de café no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Na cerimônia, foram debatidos assuntos relevantes para o setor como os desafios e as oportunidades da cafeicultura global. 

O deputado Evair de Melo (PP-ES), 2º vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara, pontuou que o Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor de café no mundo e, ressaltou a importância do encontro para construir pontes na retomada econômica. 

O parlamentar ainda defendeu que temas como sustentabilidade e a justa remuneração do produtor sejam o centro da agenda.

Presidente da ABIC, Ricardo Silveira.

Brasil lança candidatura à diretoria executiva da OIC

O evento também foi palco para o lançamento da candidatura brasileira à diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC). Vanusia Nogueira, Diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), foi indicada pelo governo federal para disputar a vaga após proposta consensual entre os elos da cadeia produtiva do café. 

Caso seja aprovada na eleição, prevista para abril de 2022, ela, que é filha e neta de produtores e comercializadores de café, terá a missão de representar o setor cafeeiro nos encontros internacionais. 

Vanusia Nogueira é doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrado em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getulio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil.

Acesse o Jornal do Café para mais informações. Confira!

Redação: Usina da Comunicação

Compartilhar: