ABIC marcará presença na terceira edição do Rio Coffee Nation

Com missão de divulgar cafés do Brasil, Rio Coffee Nation ocorrerá em outubro

Rio Coffee Nation
Crédito: Divulgação Facebook
21/09/2022
Publicado em

Os amantes de cafés do Rio de Janeiro já podem separar um espaço na agenda: nos dias 15 e 16 de outubro de 2022, a terceira edição do Rio Coffee Nation será realizada na Casa França Brasil, no Centro da cidade, a partir das 10h. A missão é divulgar os cafés do nosso país, líder na produção e na exportação dos grãos, e estimular a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo a cadeia entre o campo, o mercado, o conhecimento e os amantes do segmento.

[ABIC anuncia os palestrantes para o 28º Encontro Nacional do Café]

Serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil. Na ocasião, os expositores também explicarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do conhecimento brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração e degustações. 

Além de apresentarem receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café. Serão mais de 12 palestras, 20 receitas, um “coffee lab” e duas competições: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar:etapa Rio de Janeiro”.

Rio Coffee Nation terá participação da ABIC

O Sebrae Nacional também estará presente com uma área especial com mais de 12 cafés de todas as regiões produtoras do Brasil, com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) marcando presença junto aos seus associados e outras entidades importantes do setor, como o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Mônica Pinto, Coordenadora de projetos da Associação, apresentará no dia 16, às 15h30, a palestra “Perfil do consumidor de café que busca por qualidade”, considerando como base a pesquisa de mesmo nome realizada em parceria com a São Paulo Coffee Hub. No estudo, os participantes afirmaram utilizar a bebida para diversas atividades durante o dia, seja de modo rotineiro, durante o trabalho e para estudar, por exemplo, ou em momentos mais especiais, como uma conversa entre amigos e familiares. 

Além disso, a Associação oferecerá uma oficina sobre a metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC), que reorientou o setor no que tange qualidade. Através de exigentes e rigorosos testes, a ABIC classifica os cafés com uma nota de Qualidade Global (QG), numa escala de 0 a 10 pontos, dividindo-os em quatro categorias: Gourmet, Superior, Tradicional e Extraforte. Os produtos testados e aprovados recebem uma certificação de qualidade, ajudando os consumidores a encontrarem os cafés que melhor se encaixam em suas preferências.  A entidade também contará com um estande na Rio Coffee Nation, onde os visitantes poderão provar os cafés de diversos associados da organização.

Redação: Usina da Comunicação.

Compartilhar: