Agência Safras
Una, 08 de novembro de 2019 – O consumo brasileiro de café deve fechar o ano de 2019 com um total de 21 milhões de sacas, com crescimento de 3,5% no comparativo com 2018. A estimativa é do vice-presidente de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Natal Martins. Ele falou em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS durante o 27º Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé), que ocorre de 06 a 10 de novembro no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, no município de Una, na Bahia.
Natal Martins afirma que com a recente crise econômica no Brasil, com altos índices de desemprego, diminuiu um pouco o ritmo de crescimento do consumo, que chegava a taxas de 4% a 5% ao ano. Entretanto, ainda há um constante incremento na demanda. Ele estima que o consumo deva crescer mais 3,5% em 2020, o que levaria a um volume de 21,7 milhões de sacas no ano.
Ele ressaltou o trabalho da ABIC, com participação muito importante desde a criação do Selo de Pureza há 30 anos, passando pelos programas de qualidade, e outros projetos, para o aumento do consumo. Antes do Selo de Pureza, o país consumia 6 a 7 milhões de sacas e hoje está com 21 milhões de sacas, sempre em ritmo crescente.
Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS