Um dos principais objetivos do Jornal do Café é trazer novidades sobre o setor cafeeiro para os leitores. A entrevista de hoje, é com o Thales F. Consentine, Sócio e Diretor Comercial da Caffeex, a primeira plataforma independente de negociação de café verde do país. O executivo falou sobre inúmeros benefícios do negócio, os serviços oferecidos, além de explicar como ele conecta os elos do agronegócio café nacional.
Como funciona a plataforma Caffeex? Fale um pouco sobre os produtos oferecidos pela plataforma.
A Caffeex é uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções para comercialização de café verde entre os players da cadeia nacional. Hoje, nós atendemos cooperativas, exportadores, torrefações, corretores, produtores de grande porte e indústria química. Em nossa plataforma, os clientes encontram um ambiente seguro, eficiente e dinâmico para negociar seus lotes de cafés com todos os players, tornando a negociação muito mais abrangente e eficiente.
De que forma ela conecta os principais elos do agronegócio café no Brasil?
Através de nossa plataforma web, o cliente cria uma oferta do seu lote, que pode ser de compra ou venda, entrega imediata ou futura e de qualidades diversas, e nosso sistema distribui para todos os participantes cadastrados. Dessa forma, com um clique, players do país todo passam a ter acesso à oferta, aumentando consideravelmente as chances de fechar um negócio. A Caffeex também oferece, ao final da negociação, uma confirmação assinada eletronicamente pelos participantes, dando assim, validade jurídica ao negócio.
Quais as vantagens que os compradores e os vendedores encontram na plataforma?
Além da praticidade de acessar a plataforma de qualquer lugar do mundo, oferecemos aos clientes a segurança de um ambiente totalmente rastreável, transparente e ágil. Todo contrato conta com assinatura eletrônica e é possível escolher os participantes favoritos ou bloquear aqueles que não tem interesse comercial. Nosso sistema também ajuda o cliente a gerenciar os seus contratos futuros, uma vez que temos um contador de negócios fechado por cliente. Essas são todas as funcionalidades tangíveis. Ainda temos várias outras vantagens intangíveis, como a capilaridade no território nacional, afinal, na plataforma você acessa mais de 80 players espalhados por todo o Brasil de uma vez só.
Atualmente, a Caffeex possui quantos clientes cadastrados na plataforma? Ela é focada para grandes ou pequenos produtores?
Cerca de 80 players cadastrados. Hoje, atendemos empresas e produtores com mais de 20.000 sacas de produção. Estamos ajustando o nosso modelo de negócio para poder atender pequenos produtores, o que deve acontecer até o final deste ano.
Hoje, o foco da plataforma é a negociação de cafés verdes. Para o futuro, pretendem adicionar outras variedades de café/produtos?
Além do marketplace, temos nossa plataforma para a realização de leilões de sacas de café verde. Identificamos que não havia nenhuma plataforma on-line para a realização de leilões de café no país durante a pandemia, e a pedido de um cliente, criamos uma versão no final do ano passado. O leilão do 18º Concurso de Qualidade da Abic deste ano, inclusive, foi na nossa plataforma.
Quais as exigências necessárias para começar a utilizar a plataforma?
O primeiro passo é entrar em contato através do nosso site e preencher o formulário de interesse. Posteriormente, a nossa equipe fará uma análise da empresa para avaliar se ela se enquadra em determinados critérios seletivos, e se tudo estiver dentro dos requisitos, partimos para a assinatura dos documentos, o setup da empresa na plataforma e o treinamento inicial.
Durante todo o tempo de atividade da Caffeex, quais foram os principais resultados atingidos?
Anualmente, nossos clientes movimentam cerca de 40 milhões de sacas de café verde, sendo responsáveis por mais de 50% das exportações de café do Brasil. Nenhuma outra plataforma de café tem essa abrangência. Além disso, ao longo desta safra, passaram pela plataforma mais de 3 milhões de sacas de ofertas, cerca de 5% da safra nacional.
De que forma a plataforma garante a segurança dos seus clientes?
São várias as camadas de segurança. A primeira delas é a escolha dos players com os quais o cliente quer operar, já que ele pode, a qualquer momento, definir as contrapartes que ele quer ou não ter relacionamento comercial. Feita essa seleção prévia, o lançamento dos lotes é realizado através do preenchimento de mais de 30 campos, que englobam não somente pontos relativos à qualidade do café, como peneira, bebida, tipo, cor e defeitos, mas também informações sobre localização para a retirada, pagamento e quantidade de sacas. Tudo é muito bem especificado, o que faz com que a chance de erro seja mínima. Por fim, temos um contrato com assinatura eletrônica válido juridicamente, que protege as partes desde o primeiro segundo após a conclusão do negócio.
Há pretensão de expansão para o mercado internacional?
Sem dúvidas. Estamos olhando o mercado fob há algum tempo, mas, por hora, o estamos focados no Brasil. A previsão é o lançamento de um produto para o mercado internacional já no ano que vem.
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Reportagem: Usina da Comunicação