ABIC Entrevista Carmen Souza, Analista de competitividade do SEBRAE

SEBRAE é patrocinador do 28º ENCAFÉ

SEBRAE
Imagem: Divulgação
23/11/2022
Publicado em

A partir de hoje (23/11), até o dia 27 de novembro, domingo, o Centro de Convenções do Hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, será palco do 28º Encontro Nacional do Café, uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Serão quatro dias de muita discussão sobre o cenário da indústria cafeeira, com conteúdos exclusivos abordando a cena política e econômica, perspectivas do mercado de café, varejo, consumo, qualidade e sustentabilidade.

Parte importante deste evento é o patrocínio do SEBRAE, que atua como parceiro da ABIC, trazendo incentivos para pequenos produtores. Confira entrevista com Carmen Souza, Analista de competitividade do SEBRAE.

[28º ENCAFÉ reúne indústria cafeeira no Rio de Janeiro]

Pode falar um pouco sobre a relação da SEBRAE com a ABIC?

Existe um histórico de atuação do Sebrae em parceria com a ABIC no apoio ao ENCAFÉ. Houve, também, no passado, ações nos projetos apoiados pelos estados que contribuíram para o desenvolvimento desse elo da cadeia do café. Essa oportunidade aproxima as duas instituições e a ABIC pretende, de agora em diante, atuar de forma ainda mais articulada com o Sebrae. Sempre vislumbrando o sucesso e prosperidade para as micro e pequenas empresas do setor.

Do ponto de vista prático, está em fase inicial de planejamento a realização de um levantamento, por parte do Sebrae, de soluções para trabalhar os pequenos industriais, visando a melhoria da gestão dos negócios, desenvolvimento de marca, embalagens e a venda. Muitas das ferramentas, inclusive, podem ser ofertadas imediatamente, como o Sebraetec, EMPRETEC, dentre outros cursos e programas de digitalização dos negócios.

O que o ENCAFÉ representa para o setor?

O ENCAFÉ, como todos sabem, é o maior encontro da indústria brasileira de café e a 28ª edição do evento reforça todo esse conjunto de debates e conteúdos sobre o cenário econômico, perspectivas do mercado de café, varejo, consumo, qualidade, sustentabilidade e, também, sobre o novo regulamento técnico do café. Vale lembrar ainda da imersão com convidados e temas que abordam o varejo e do marketing nacional.

O que motivou o Sebrae a patrocinar o ENCAFÉ?

Além dos potenciais e da sinergia com a ABIC, o Sebrae atua de forma constante e consistente buscando ampliar as oportunidades de negócios para os vários elos do segmento de café e desenvolver pessoas, através do fortalecimento de lideranças setoriais, capacitação e qualificação desses pequenos empreendedores com enfoque na melhoria de gestão dos negócios. Para além desse esforço, também fomentamos o empreendedorismo entre estudantes, direcionando o agronegócio como uma das oportunidades de atuação.

O que podemos esperar do Sebrae para o evento?

O Sebrae terá um espaço de 17,5 m² e fará uma ação com pequenos negócios do setor de três regiões do país. Receberemos os empreendedores do Café Iranita (Rio de Janeiro), o Capadócia Coffee (Sul de Minas Gerais) e o Café Varietal (Chapada de Minas), sendo este último associado à ABIC. Todos os expositores são apoiados pelo Sebrae e realizam o processo completo de produção, da plantação e colheita à produção, embalagem e comercialização.

Compartilhar: