A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) acaba de liberar a lista de vencedores do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – Safra 2021. A competição tem como objetivo incentivar a produção de cafés de alta qualidade, estimular as melhores práticas agrícolas, a sustentabilidade e, ainda, promover as regiões produtoras de café no Brasil.
Além disso, o concurso agrega valor ao produto e divulga a diversidade de sabores e aromas da cafeicultura nacional junto aos consumidores, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. A edição de 2021 registrou 62 amostras e 20 origens produtoras inscritas, sendo 14 na categoria arábica e seis na categoria canéfora.
Na categoria Arábica, o campeão foi a propriedade Café Fazenda Goiabal, localizada na região serrana do Rio de Janeiro e de propriedade da Dayse Maria Monnerat Erthal. O café atingiu 8.80 na Nota de Qualidade Global e possui notas sensoriais frutadas, que lembram frutas amarelas, acidez pronunciada e agradável sabor de mel, além da doçura alta. É uma bebida limpa e equilibrada.
Já o vencedor na categoria Canéfora foi o Sítio Leoncio da Tatiele Dalfior Ferreira, que fica em Governador Lindenberg, noroeste do Espírito Santo. Com 8.58 de Nota de Qualidade Global, as notas sensoriais puxam para o mel e o gengibre. Lembra pão de mel. É fermentado. Amêndoas doces com gengibre também estão presentes.