No início do mês, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou os dados do consumo de café no Brasil em 2023. De acordo com o levantamento, no período entre novembro de 2022 e outubro de 2023, houve um aumento de 1,64% no consumo do grão em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o consumo per capita teve um crescimento de 7,47%. Tais indicadores reforçam o papel do café como um alimento de grande relevância tanto para os brasileiros quanto para a indústria nacional.
Análise do crescimento do consumo de café no Brasil
A elevação de 1,64% demonstra a continuidade do aumento do café, com leve aumento e representou 39,4% da safra de 2023, totalizada em 55,07 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o que manteve o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais. Além disso, o país ocupa a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 5,2 milhões de sacas.
Já o consumo per capita no Brasil, entre novembro de 2022 e outubro de 2023, foi de 6,40 kg por ano do grão cru e 5,12 kg por ano dele torrado e moído, um crescimento de 7,47% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que é justificado pela base populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sobre o consumo de café regional, a região Sudeste responde por 41,8% do total nacional, enquanto a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,7%, a região Norte por 8,6% e a Centro-Oeste por 8,0%.
É importante ressaltar que, atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e/ou moído, e representam 86,5% de participação (share) no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados 2.937 produtos certificados.
Variação do preço médio do café torrado e moído no varejo
A ABIC monitora as vendas no varejo por meio de mais de 2 milhões de notas fiscais coletadas, mensalmente, em checkouts de todo o Brasil, com o apoio do sistema da Horus, empresa de inteligência de mercado. A estimativa das vendas da indústria de café em 2023 foi de R$ 22,9 bilhões, valor 2,78% inferior ao do ano anterior. O resultado é justificado pela redução de preço do produto na gôndola.
O preço médio dos cafés Especiais sofreu um aumento de 3,15%, quando comparado o período de janeiro de 2023 com dezembro de 2023. Já a categoria de cafés Gourmets, registrou uma queda de 10,71% no valor, assim como a categoria de cafés Superiores, com redução de 11,78%, cafés Tradicionais e Extrafortes, com diminuição de 10,21%, e dos cafés em cápsula, com queda de 7,76%.
Dados de certificação e associados
Em 2023, a ABIC registrou um aumento de 61% no número de produtos certificados, sendo: Tradicional (37%), Extraforte (20%), Superior (16%), Gourmet (24%), Especial (0,01%) – certificação lançada em outubro de 2023, Cápsula (3%) e Cafés Sustentáveis (4%). A Associação aumentou em 7% o seu quadro associativo. A divisão por porte dos associados é a seguinte: Nano (até 5 sacas) = 10%, Micro (6 a 50 scs) = 20%, Pequena (51 a 1000 scs) = 51%), Média (1001 a 5000 scs) = 13% e Grande (acima de 5000 scs) = 6%.
Tal elevação é fruto do esforço da ABIC em acolher um perfil mais abrangente de associado, passando a incluir cafeterias e produtores que torram seus cafés.
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