A Starbucks sairá bem diferente da pandemia – e o coronavírus é só parte do motivo

starbucks
26/06/2020
Publicado em

A rede de franquias antecipou seu plano de automatização e agilidade – mas o custo da mudança deve ser o fim da experiência que os clientes conhecem

Starbucks, café (Foto: Reprodução/Pexels)
Starbucks: pandemia acelerou estratégias que eram planejadas para os próximos anos (Foto: Reprodução/Pexels)

Mesmo com o fechamento de lojas em países que foram epicentro do coronavírus, como China e Estados Unidos, a receita da rede de cafeterias Starbucks caiu apenas 5% nos três primeiros meses de 2020. Graças à boa gestão e aos pedidos via aplicativo, drive-thru e delivery, a rede não apenas sobreviveu, mas recuperou estoque e é considerada por alguns como uma das mais seguras para investir – ainda que se espere um resultado pior neste trimestre.

A rede investe em pedidos via aplicativo e retiradas ágeis há alguns anos, conforme destaca a Fast Company. A pandemia apenas acelerou uma estratégia pensada anteriormente e prevista para ser implementada entre 2023 e 2025. Como resultado, ao longo dos próximos 18 meses, a Starbucks deve começar a ficar muito diferente.

Roz Brewer, diretor de operações da Starbucks, explicou ao site que, mesmo antes da pandemia de covid-19, mais de 80% do modelo de negócios da Starbucks operava no modo “grab and go” – quando o cliente, sozinho, escolhe o produto já pronto e o leva para consumir.

Na terceira semana de janeiro, quando o coronavírus se alastrou fortemente na China, a equipe de crise da Starbucks começou a considerar tanto o fechamento de lojas quanto que maneiras poderiam tornar suas operações mais seguras.

*Trecho do conteúdo do Portal PEGN. Leia na íntegra em https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2020/06/starbucks-diferente-pandemia-coronavirus-e-so-parte-do-motivo.html

Compartilhar: