Imagine entrar em um site para comprar, por exemplo, aquela garrafa de vinho de sua preferência, pagar um valor relativamente alto por ele, e ao abrir o produto, depois de aguardar alguns dias, não ser o que você pensou que era quando leu o descritivo?
É para evitar informações desencontradas e principalmente as frustrações que podem ser geradas nos clientes, durante as compras em lojas físicas ou online, de qualquer segmento, que a empresa Vércer, joint venture entre a APAS (Associação Paulista de Supermercados) e a GS1 Brasil, fez questão de nos explicar, na live da SuperVarejo de ontem (dia 30), como tudo acontece, mesmo em tempos de pandemia.
“O varejo está sendo empurrado para o mundo digital, depois do coronavírus, e temos que evitar o retrabalho, durante o cadastramento das informações de um produto. A indústria manda esses dados para o varejo, muitas vezes incompletos e incorretos. Mas nós, como especialistas no assunto, podemos gerar um cadastro mais efetivo, sem que o varejo precise pagar por isso. Portanto, simultaneamente, várias redes da cadeia varejista ganham com estas informações, sem se contar que tudo é feito de maneira automatizada, com mais eficiência e acerto”, esclarece Farias Souza, CEO da Vércer.
Ao coletar os dados dos fornecedores e organizá-los em um cadastro único, padronizado, ele explica que toda essa gama de informações sobre um determinado produto acaba sendo automaticamente disponibilizada para todo o varejo, por isso elas são gratuitas.
As informações integradas a esse tipo de banco já contam com cerca de 45 milhões de produtos homologados e contemplam, por exemplo, mais de 400 atributos sobre um item, o que consequentemente ajudam não só a evitar informações desencontradas, problemas com o estoque ou as vendas, entre outros, como também auxilia na qualificação de dados ligados à análise tributária e ao envio deles para a Secretaria da Fazenda, posteriormente.
“Tudo isso sem se contar que a descrição de um produto vai ajudar o cliente final a ter a certeza de que está comprando, por exemplo, pelo e-commerce, um item que realmente vai atender a sua expectativa, sem rupturas, erros ou frustrações”, completa o executivo.
Em tempos de pandemia, ele lembrou também sobre a importância de haver agilidade, com precisão, para que as empresas sejam capazes de se reinventar após a quarentena. “Somos empurrados para tomar decisões que atendam ao cliente. Se antes ele vinha para a loja para viver uma experiência, agora, o desafio do varejo é levar toda essa experiência até ele. E para isso, há uma série de questões que o varejista vai precisar entender, entre elas, a operação de um cadastro consistente, da qual a indústria e o varejo também saem ganhando”, conclui.
Confira todos os detalhes do bate-papo, na íntegra:
FONTE: SuperVarejo – https://supervarejo.com.br/materias/a-importancia-do-cadastro-consistente-para-o-varejo-e-a-industria