Marca presta homenagem aos cafeicultores da região destacando processo produtivo
As mãos dos artesãos de café de Sumatra e um processo produtivo inusitado. A combinação do toque do homem com a técnica apurada capaz de gerar um processo artesanal. Essa é a proposta da linha Master Origins, da Nespresso, e também da Edição Limitada Aged Sumatra que chega ao consumidor a partir do dia 10 de agosto em todo território nacional. Caracterizada por um longo processo de envelhecimento dos grãos, a nova variedade reforça as habilidades dos melhores mestres em café: os cafeicultores de um dos primeiros lugares do mundo conhecido por cultivar o grão em larga escala, a região de Sumatra, na Indonésia.
Os grãos 100% arábicas, colhidos em 2016, são armazenados em sacos de juta permeáveis, onde perdem e ganham umidade durante três anos, seguindo o ritmo da natureza. A cada três meses, esses sacos são abertos para que os grãos fiquem expostos ao ar e sequem de forma uniforme. “O grande diferencial dessa linha é a abordagem artesanal dentro dos processos produtivos. O cuidado único e a delicadeza de verdadeiros artesão do café, quase lapidando uma pedra preciosa. É exatamente essa relação de precisão e carinho entre o homem e a natureza, entre o produtor e o processo produtivo que queremos destacar aqui. É preciso muito cuidado para reembalar continuamente os grãos de café durante os meses e meses até chegarem ao ponto ideal com uma secagem uniforme que geram um efeito específico na xícara”, explica Guilherme Amado, Head do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ da Nespresso no Brasil.
Essa prática é geralmente associada ao processamentochamado giling basah (ou descascamento molhado, como também é conhecido), método que consiste em remover o pergaminho dos grãos enquanto estes ainda estão úmidos, permitindo que sequem com mais facilidade. O resultado traz notas amadeiradas com leve toque de especiarias, além de uma percepção aveludada, ressaltando sabores de cacau e de caramelo doce. A novidade pode ser apreciada nas medidas espresso (40ml) e lungo (110ml).
Além disso, os chocolates Nespresso Ruby Cocoa, especiais por serem feitos a partir do grão de cacau Ruby, estarão disponíveis no catálogo de lançamentos limitados para harmonizar com o Aged Sumatra. As xícaras espresso da Coleção Origin, com um novo interior na cor rosa da cápsula Colombia, também chega como Edição Limitada para completar o lançamento.
Todas as novidades podem ser encontradas nos canais oficiais de vendas da Nespresso – Boutiques, site, aplicativo ou telefone 0800 7777 737 – e estarão disponíveis até o final de novembro ou até quando durarem os destaques.
Descubra toda a linha Master Origins
Lançada em 2018, linha é inspirada nos métodos de processamento de grãos de diferentes origens
Destacando as habilidades e conhecimentos dos cafeicultores locais, a linha Master Origins é produzida de forma cuidadosa com destaque para os processos produtivos específicos de cada região. São cinco cafés pertencentes ao portfólio fixo da marca: Indonesia, produzido nas névoas da floresta com um corpo rico e aveludado e notas de madeira tropical e tabaco; Ethiopia, grãos secos no calor africano, com notas vivas de compota de frutas e flor de laranjeira; India, exposto aos ventos úmidos das monções e ao ardente calor, é um café intenso com notas de especiarias; e Colombia, um clássico adquirido através de uma colheita tardia que traz para a xícara vibrantes notas de frutas vermelhas em um café extremamente licoroso.
Os aromas reforçam as características dos países de origem, bem como os métodos de processamento feitos pelas comunidades agrícolas locais há gerações. “Cada café adquirido foi resultado de um trabalho que realizamos em parceria com cafeicultores locais. Oferecemos o suporte necessário para que possam trabalhar de forma sustentável e em equilíbrio com o meio”, conta Amado.
Todas as cápsulas fabricadas pela Nespresso são feitas de alumínio, material que, além de ser 100% reciclável, também protege o frescor, o sabor e a qualidade do café. A sustentabilidade faz parte do compromisso global da empresa e está presente em toda sua cadeia, do grão de café a xícara. Hoje, são mais de 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil.