A cerimônia, aconteceu nesta terça-feira, 27/06, e contou com a presença de entidades do agronegócio café
Emocionante. Assim foi a Sessão Solene realizada ontem, dia 27/06/2023, em homenagem aos 50 anos da ABIC. A iniciativa foi do deputado federal Evair de Melo, que fez o requerimento para esse momento histórico na trajetória da nossa entidade.
Nesta importante ocasião, tivemos a honra de contar a presença do nosso Conselho de Administração, representado por:
- Presidente, Pavel Cardoso;
- 1º Vice-Presidente, Leonel Freire;
- Vice-Presidente de Relações Institucionais, Edvaldo Frasson;
- Vice-Presidente Jurídico, Ianos Muller;
- Vice-Presidente de Planejamento e Exportação, Anna Carolina A. Viana;
- Vice-Presidente de Qualidade e Programa de Certificação, Natal Martins;
- Vice-Presidente de Marketing e Comunicação, Marcio Reis Maia;
- Vice-Presidente de Administração e Finanças, Luciano Inácio;
- Vice-Presidente de Economia e Estatística, Marco Antônio Campos;
- Vice-Presidente de PMES, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Noelle Rocha.
Além deles, nos representaram o nosso Diretor Executivo, Celírio Inácio, nossos consultores de Relações Públicas, Eduardo Buitron, de Relações Governamentais, Felipe Moreira, nossa assessoria de imprensa, a Usina da Comunicação, além da nossa Gerente de Marketing, Mônica Pinto, nossa Coordenadora de Qualidade, Aline Marotti, nossa Coordenadora de Projetos, Christianne Monteiro e a responsável pelo nosso Financeiro, Gelcina Chalet.
Parlamentares e representantes das entidades que representam o café no Brasil discursaram em homenagem à ABIC e tivemos também a satisfação de termos a palavra do Presidente Pavel Cardoso, do nosso Diretor Executivo, Celírio Inácio, do nosso Vice-Presidente de Qualidade e Programa de Certificação, Natal Martins e da nossa Gerente de Marketing, Mônica Pinto.
Pavel Cardoso apontou o salto no consumo de café que o trabalho da ABIC proporcionou durante a sua trajetória:
“Foi passo a passo, com muita coragem, colaboração, muita fé e uma indústria unida, que fizemos o consumo per capita de café do país mais do que dobrar. Evoluímos muito na qualidade, uma busca incessante que sempre marcou a nossa história, principalmente nos últimos 35 anos, que também ajudou a formar o consumidor consciente e determinado.”
Pavel reforçou também a constante evolução do agronegócio café no Brasil:
“Não somos somente um país de commodity de café, somos uma potência de cafés industrializados e também da tecnologia do café”.
Já o Inácio agradeceu a todos que passaram, construíram e constroem a história da ABIC:
” A ABIC é feita de pessoas e eu não posso deixar de agradecer, nesta oportunidade, a todos os funcionários da ABIC, todos esses que tem como sobrenome, a ABIC. Uma equipe extremamente dedicada a trazer para o Brasil o melhor café torrado e moído”.
E o discurso mais emocionante foi o de Mônica Pinto, 26 anos de ABIC. Emocionada, ela demonstrou seu orgulho em fazer parte dessa história:
“As palavras em que eu definiria a ABIC são: pioneirismo e respeito. Pioneirismo porque ao longo desses 50 anos, ela construiu uma trajetória no compromisso com a qualidade, ela foi pioneira na certificação de alimentos, ela criou uma certificação para o café antes mesmo do código de defesa do consumidor… porque ela respeita. Respeita o consumidor, respeita as escolhas.”
Emocionante também foi o discurso de Natal Martins, que apresentou o protagonismo da ABIC em sua trajetória no café:
“Quando cheguei ao Café Canecão, em junho de 1987, não gostei muito do que vi: um setor extremamente fragilizado, produto desacreditado, era uma catástrofe. Já em agosto, setembro, comecei a querer voltar para a minha odontologia. Foi quando apareceu o convite para participar, no Rio de Janeiro, no Hotel Glória, do congresso da indústria. Lá, conheci uma bela adolescente de 14 anos, me apaixonei por ela e ela me convenceu a continuar. Passados 36 anos, essa adolescente hoje está com 50 anos, e o nome dela é Associação Brasileira da Indústria de Café”.
Importante ressaltar também as palavras de Egídio Malanquini, ex-Vice-Presidente da ABIC, que mostrou a força coletiva da entidade:
“A vida nos ensina que através da coletividade sempre seremos fortes e representativos. E a ABIC é um exemplo para todos nós”.
Tivemos também, claro, a honra de contar com a presença de representantes do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho Nacional do Café (CNC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), bem como representantes do Sebrae, nosso parceiro de longas datas, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), responsável pela Portaria SDA 570, tão impactante ao momento atual da indústria de café e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). além de outros participantes.
NOTA DA ABIC: Nesse contexto, é imprescindível agradecer ao Deputado Evair de Melo pela coordenação da sessão, bem como pelo comprometimento demonstrado com a causa do café. Essa união de esforços evidencia o potencial do setor e a importância de seu fortalecimento para o desenvolvimento econômico do país. A ABIC continua firme em sua missão de promover o café brasileiro, consolidando-se como uma entidade de destaque no mercado nacional e internacional.
CONFIRA A ÍNTEGRA DE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DA ABIC